O que é Upsell?
O upsell está mais presente na sua vida do que você imagina.
Você com certeza já foi em uma rede fast-food e após escolher o seu lanche ouviu as seguintes ofertas: “Deseja adicionar batata e refrigerante ao pedido por X reais?” ou “Gostaria de levar meias com um desconto especial para acompanhar seus sapatos?”, e assim por diante, não é?
Essa técnica de oferecer um produto “complementar” ao que o cliente já decidiu comprar por um preço diferenciado é o que chamamos de Upsell. 💰
É bem provável que, naquele momento, você não estivesse pensando em comprar as tais batatas, nem as meias, mas o valor acrescentado é aparentemente tão pequeno, que você acaba aceitando a oferta. Isso é um upsell realizado com sucesso.
Upsell é um conceito em inglês que não tem uma tradução literal, mas que significa algo como “vender a mais”. Trata-se de uma técnica onde você oferece um produto complementar ao item que o potencial consumidor procurou para comprar.
Ele te ajuda a melhorar a experiência dos seus compradores com a sua marca, produto ou serviço, e ainda aumentar suas vendas.
Ela é, basicamente, uma segunda oportunidade de compra ou uma forma de melhorar a compra inicial do seu cliente, já que você oferece um item mais completo do que aquele escolhido pelo consumidor.
Uma pessoa que já realizou uma compra com você está mais suscetível a comprar novamente, pois ela já conhece sua marca e já tomou a decisão uma vez, isso facilita uma nova decisão.
Para que serve?
O Upsell é um ótimo recurso para apresentar novos produtos ou serviços para os seus clientes e ainda aumentar o ticket médio do seu negócio – consequentemente, o seu faturamento.
Porém, mesmo que o objetivo principal dessa estratégia seja aumentar suas vendas, é importante conciliar essa tarefa com uma boa experiência do comprador.
Quando usar?
Ao oferecer um segundo produto ou serviço para alguém que já que comprou de você, você deve utilizar o histórico de compra para analisar com mais precisão o que deve oferecer a esse cliente. Geralmente o que é oferecido como Upsell complementa o primeiro produto que já foi adquirido pelo cliente.
Para fazer uma proposta certeira e no momento ideal, é preciso fazer o seguinte questionamento: “A segunda opção de compra é interessante e relevante para o consumidor ou estou só tentando aumentar meu ticket médio empurrando produtos?”.
Para que o seu cliente tenha uma boa experiência e impressão da sua marca, nesse momento, é necessário que o upsell agregue valor para a sua compra. Se a sua nova oferta não tem relação com o que já foi adquirido, as chances de você jogar fora essa oportunidade são altas.
Caso queira aprender mais sobre os conceitos básicos do marketing digital e começar a vender na internet, fizemos um curso especial para quem está no início dessa jornada, o Primeira Venda.
Nele são apresentados todos os termos e conceitos necessários para elaborar a sua estratégia de venda, do início ao fim. Tudo isso feito por especialistas na área. Clique aqui e confira.