CPL significa Custo por Lead e é uma métrica utilizada para mensurar quais os investimentos envolvidos na captura de leads para o seu negócio.

Ele é o resultado da soma dos custos com geração de novos cadastros e captura de contatos dividido pelo total de conversões geradas nesse processo.

Antes de pensar em criar uma campanha de marketing de performance, é preciso estabelecer, de forma clara, qual é seu público-alvo e suas metas. Por isso, assim como  o ROI, essa métrica deve ser utilizada para saber se você está investindo na estratégia certa.

O Marketing Digital oferece uma grande vantagem, quando comparado a outros mercados, que é a possibilidade de um alto grau de mensuração, capaz de fornecer com precisão o quanto os investimentos estão trazendo retornos efetivos para sua empresa.

Além disso, o CPL também é utilizado em alguns programas de afiliados, para definir quanto eles pagam por cada cadastro realizado a partir de suas divulgações, pois nem toda campanha precisa envolver necessariamente a venda, como é o caso de pré-lançamentos, que cria expectativa e coleta de leads.

Esses cálculos servem para mostrar quanto está sendo gasto com marketing digital para gerar oportunidades de negócio e saber quais os investimentos que valem a pena.

Para que serve CPL?

Ao calcular o CPL é possível ter um controle detalhado sobre a quantidade de visitantes que foram convertidos e o gasto envolvido nessas ações. Como a captura de leads é parte importante na estratégia de qualquer empreendedor digital, essa é uma métrica essencial para ajudar a direcionar esforços e recursos.

Muitas empresas investem em Marketing de Conteúdo, mas não sabem como contabilizar os lucros e gastos dessa estratégia.

Quando usar CPL?

Sempre que for realizar uma campanha ou construção de conteúdo que tenha como objetivo a captura de leads.

Porém, não existe uma resposta definitiva que diga se o seu custo por lead ou por aquisição é alto ou baixo. Essa conta envolve a taxa de fechamento e ticket médio do produto ou serviço que é vendido e isso varia muito de negócio para negócio. Há muitos casos em que investir um valor maior por lead vale a pena, já que a compra de um produto de ticket alto pode cobrir esses gastos e outros.

O mercado digital permite que alterações sejam feitas mesmo enquanto a campanha ainda está no ar. Logo, a análise dessas métricas irá apontar os ajustes possíveis para melhorar seus resultados ou até mesmo mostrar quando se deve parar com uma campanha, se necessário.

Com essa métrica é possível perceber qual tipo de conteúdo é mais lucrativo, ou seja, qual possui uma maior tendência de conversão.

Outro fator que colabora a ter bons índices de CPL é o tráfego orgânico, já que oferece a possibilidade de conversões de leads a partir de um tráfego que não requer investimento financeiro.

[ARTIGO] Como a Produção de Conteúdo te Ajuda a Vender Infoprodutos?

Gostou dessa dica?

Não deixe de conferir os outros termos e conceitos que preparamos para você no nosso Glossário 360.

A Academia 360 é o melhor lugar para você estudar sobre marketing digital e se atualizar sobre tudo o que acontece no mercado digital. Aproveite os nossos conteúdos, são artigos, estudos de caso, cursos gratuitos e muito mais. Tudo isso para que você se torne um empreendedor digital de sucesso.

ENDOSSADO POR

ARTIGOS recenteS TODOS OS ARTIGOS