A CTR é uma sigla em inglês que significa Click Through Rate, ou taxa de cliques, como é conhecida no Brasil.

Ela está presente em diversas ações de marketing digital e é peça importante para mensurar resultados em diversas plataformas.

De forma simplificada, a CTR é a razão entre a quantidade de vezes em que um anúncio seu é visualizado, seja ele um banner, link patrocinado e outros tipos, e a quantidade de cliques realizados.

Dessa forma, podemos dizer que CTR nada mais é do que o número de cliques divididos pelo número de visualizações.

Ela é uma métrica importante para a avaliação do desempenho de um anúncio, seja no Google Ads, onde o número de impressões e cliques são peça chave, seja em outras plataformas, como redes sociais.

Para encontrar o seu percentual de CTR em um anúncio é simples, veja o exemplo abaixo:

Um anúncio obteve um total de 19.024 impressões que resultaram em 3.582 cliques.

Logo:

CTR (em %): 3.582 / 19.024 = 0,1882 x 100 = 18,82%

No exemplo acima, a taxa de cliques de 18,82% indica que a cada 100 impressões obtidas pelo anúncio, pelo menos 18 cliques foram realizados.


Para que serve o CTR?

As taxas de CTR são muito relevantes e dizem muito sobre o desempenho de campanhas baseadas em plataformas com custo por clique (CPC), onde você só paga a cada clique recebido no anúncio.

Além disso, assim como os demais indicadores, uma alta taxa de cliques é um sinal de que sua campanha está alcançando seu público-alvo.

Uma CTR alta significa que você segmentou as pessoas certas e tem uma oferta atraente o bastante para que uma grande porcentagem de visualizadores do anúncio cliquem, o que é o objetivo de todo anúncio, não é?.

Afinal, quanto mais pessoas clicarem em seus anúncios, maiores as chances de conversão e economia em anúncios.

Quando usar o CTR?

Embora seja uma métrica essencial, a CTR, assim como outros indicadores utilizados no marketing digital, não pode ser analisada isoladamente, pois não representa de fato o sucesso de uma campanha.

Um clique em um anúncio seu significa apenas a intenção de conhecimento ou curiosidade sobre seu produto, não necessariamente uma conversão. O caminho para a conversão é um pouco mais longo e envolve landing pages, checkouts e outras etapas.

Porém, conhecer essa e outras métricas é importante para qualquer empreendedor digital, mesmo ao contratar pessoas ou empresas para criar e gerenciar seus anúncios. Afinal, só assim você poderá cobrar os resultados que espera.

Ao analisar sua CTR você pode otimizar a escolha das palavras-chave e desenvolver anúncios cada vez mais eficazes para o seu público a partir desses resultados.

A CTR expressa o potencial de comunicação de um determinado anúncio no ambiente em que foi veiculada, o que é ótimo para você saber onde apontar seus investimentos e quais são as melhores abordagens e palavras-chave para o seu negócio.

Então, se você estiver testando um novo anúncio e sua taxa de cliques cair, seu anúncio ou imagens, provavelmente, não estão funcionando da maneira esperada e você precisa modificá-los para alcançar seus objetivos.

Selecione boas palavras-chave e escreva bons anúncios, com copywriting, gatilhos mentais e CTAs bem direcionados. Isso com certeza aumentará a sua taxa de cliques.

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