O que é MVP?
MVP é uma sigla em inglês que significa “Minimum Viable Product”, que, em uma tradução livre é o mesmo que “Produto Mínimo Viável”.
Esse termo é empregado em uma estratégia que tem como conceito a construção da versão mais simples e enxuta de um produto, utilizando o mínimo de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia.
A partir dos problemas encontrados e feedbacks recebidos, você pode desenvolver as melhorias que definirão o produto final, de fato.
O MVP é executado com o objetivo de validar uma ideia de produto para que, quando validada, sejam desenvolvidas em etapas todas as funcionalidades do produto, fazendo melhorias a cada nova versão ou até mesmo mudar totalmente a ideia inicial.
Para que Serve o MVP?
É importante deixar claro que não se trata do produto final e sim de testes com o público para ver se a ideia realmente é viável.
O MVP coloca em prova se o que você pensa está de acordo com o que seu público espera e precisa do seu produto.
Esse processo não serve apenas para você adiantar processos e ir logo para o mercado, mas para validar a sua oferta e testar as demandas do seu público.
MVP não é sinônimo de produto mal feito, essa versão deve sempre representar a ideia central do seu produto.
Você deve se concentrar no problema central que irá solucionar, pois o seu produto deve sempre resolver o principal problema ou dor do seu cliente. Outros detalhes que essa ideia podem e devem ser pensados, para que sejam executados em outras etapas, mas não precisam ser colocados como prioridade em um sistema de MVP. A proposta central do produto é que deve estar lá.
A construção de um MVP não deve ser pensado como sinônimo de pressa. É apenas o primeiro passo de uma jornada longa e validada.
É por meio dele que você vai testar a usabilidade, aceitação, eficiência e comparação com produtos ou serviços existentes.
Quando usar o MVP?
É comum, no mercado digital, que, quando uma empresa está prestes a lançar um novo produto, ela realize testes de viabilidade do seu negócio antes de executá-lo e investir todo o dinheiro e esforço necessário para a finalização desse projeto.
Muitos empreendedores passam anos planejando um produto e se dedicando a algo que depois pode acabar não agradando o público. Além disso, existem também os casos em que a solução chega tarde demais, seja por um concorrente ter dominado o mercado ou mudanças nos desejos e necessidades dos clientes.
Por isso, ao optar por um MVP o risco de prejuízo e desperdício de tempo e recursos é infinitamente menor.
O uso do MVP é recomendado para qualquer empresa ou empreendedor digital que deseja criar algum produto ou serviço. Antes de construir a solução ideal completa, faça o básico necessário para que o seu cliente consiga solucionar um problema específico e analise os resultados.
É a partir desses resultados que você vai decidir o próximo passo em relação à criação, seja seguir com o projeto, fazer os ajustes necessários ou simplesmente não avançar com o produto, após perceber que não teve tanta adesão, por exemplo. E tá tudo bem! É para isso que serve o MVP: para te fazer economizar tempo, dinheiro e mudar a direção rapidamente quando for necessário.
Geralmente quem erra mais e rápido consegue aprender o que funciona antes e tem maior probabilidade de inovar aproveite esse recurso para otimizar seus processos e criar um produto realmente eficaz para o seu público. Não tenha medo! Teste muito, aprenda com os erros e veja o quanto você cresce com experiências desse tipo.
Gostou dessa dica?
Não deixe de conferir os outros termos e conceitos que preparamos para você no nosso Glossário 360.
A Academia 360 é o melhor lugar para você estudar sobre marketing digital e se atualizar sobre tudo o que acontece no mercado digital. Aproveite os nossos conteúdos, são artigos, estudos de caso, cursos gratuitos e muito mais. Tudo isso para que você se torne um empreendedor digital de sucesso.