GLOSSÁRIO do marketing digital

O que é um Afiliado?

by

Afiliado é como chamamos as pessoas que trabalham indicando e promovendo a venda de produtos de outras pessoas (infoprodutores e empreendedores digitais) ou empresas.

Em uma analogia simples, podemos dizer que afiliados são vendedores, que, assim como é praticado em lojas físicas, recebem uma comissão pelas vendas que promovem.

No mundo digital os produtos que essas pessoas divulgam estão disponíveis em plataformas de vendas, como a Eduzz, onde os infoprodutores hospedam seus conteúdos e avaliam os pedidos de afiliações antes de liberar seus links e materiais de divulgação.

Além da afiliação, existem também outras formas de ser comissionado por vendas, como parcerias diretas ou co-produção, sem o intermédio de uma plataforma. Além disso, existe a possibilidade de vínculo com grandes distribuidoras, que disponibilizam ofertas exclusivas para divulgação.

A partir dessas parcerias, os afiliados ficam responsáveis por realizar a divulgação desses produtos com o objetivo de gerar a venda do produto ao qual se afiliou.

As formas de ganho por parte dos afiliados se dá a partir de comissões, que são definidas pelo criador do produto e podem chegar a valores acima de 50% do total da venda.

Para saber qual foi o afiliado que promoveu a venda de um produto, cada um deles recebe um link exclusivo, que permite o rastreamento e acompanhamento de leads gerados a partir da sua divulgação.

Quando a venda ocorre por meio desse link, o afiliado recebe então o comissionamento, independente de quando ocorreu a conversão.

Na Eduzz, uma grande vantagem para os afiliados é o funil infinito. Quando o produtor ativa esse recurso na plataforma, então a primeira venda feita a partir do link exclusivo do afiliado pode acabar gerando novas comissões no futuro, se esse mesmo cliente adquirir outros produtos do funil do produtor.

Dessa forma, não importa quando o cliente fez a compra, uma parte da comissão da venda sempre será destinada ao afiliado que trouxe o lead para o infoprodutor ou empresa.

Hoje, qualquer um pode atuar como afiliado e/ou representar uma loja ou marca, divulgando links através de Blogs, sites de cupom, Facebook, Twitter, Youtube ou algum meio de comunicação digital, que direcione o tráfego para seus parceiros.

Já para os infoprodutores, afiliados são um ótimo recurso para aumentar o alcance dos seus produtos e economizar tempo e dinheiro com campanhas, já que esse investimento será realizado também pelo afiliado, que será recompensado em cada venda.

Para que serve um afiliado?

Como profissão, atuar como afiliado é uma forma de gerar renda no mercado sem a necessidade de produzir um conteúdo ou construir uma autoridade baseada em sua pessoa enquanto para outros é uma oportunidade de conseguir um dinheiro extra.

Entretanto, o crescimento desse mercado tem se mostrado tão promissor que já existem muitas pessoas que vivem exclusivamente dessa modalidade de empreendedorismo.

Claro que, para isso ocorrer, o afiliado deve estudar o nicho no qual pretende divulgar e vender o produto, para que dessa forma consiga fazer com o produto chegue até o público certo, o que demanda estudo de avatares, construção de personas e todos os termos e conceitos que você encontra aqui no nosso glossário 360.

Os afiliados, embora não se preocupem com a construção de um conteúdo como um curso, livros e afins, é um empreendedor digital e precisa se dedicar tanto quanto os infoprodutores quando o assunto é marketing digital.

Para infoprodutores, permitir a afiliação aos seus produtos é uma ótima forma de otimizar seu custo de aquisição, com as estratégias certas e com a atenção necessária para gerenciar esse time de afiliados da melhor maneira possível.

Além disso, o pagamento da comissão acontece apenas nas vendas confirmadas, o que torna essa parceria uma boa oportunidade para os dois lados.

Existem outras formas de afiliação, para geração de leads ou lançamentos, onde os afiliados oferecem cliques, views e outras métricas úteis para o infoprodutor.

Quando atuar como afiliado ou utilizá-los?

Com dito anteriormente, o afiliado é uma profissão que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado digital como o conhecemos.

As possibilidades de negócio são muitas, inclusive como oportunidade de aprender para quem está começando no marketing digital. Como não há um limite de produtos a que um usuário possa se afiliar, você pode se afiliar a vários produtos e utilizar seus links para montar uma loja virtual ou, se preferir, escolher um produto específico e focar em uma estratégia de vendas específica para o produto em questão.

Existem diversos formatos de afiliação e você pode escolher o que mais tiver sintonia com seu perfil. Você pode trabalhar integralmente como um afiliado e conquistar sua renda por meio dessa profissão e pode também utilizar os programas de afiliados para gerar uma renda extra.

O mercado de marketing de Afiliados é, nos dias de hoje, um dos mais prósperos em nível mundial e tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil.

É cada vez mais comum que empresas e usuários trabalhem conjuntamente em prol do mesmo objetivo nesse novo mercado. O sistema de afiliados, hoje, é fundamental tanto para empresas e infoprodutores que pretendem crescer e gerar mais vendas, quanto para blogueiros e editores de conteúdos que procuram uma forma eficaz de rentabilizar seus sites.

Como esse é um modelo de negócios bastante simples e direcionado para a partilha de resultados sobre as vendas, ambas as partes ganham com o mesmo cliente.

Gostou dessa dica?

Não deixe de conferir os outros termos e conceitos que preparamos para você no nosso Glossário 360.

A Academia 360 é o melhor lugar para você estudar sobre marketing digital e se atualizar sobre tudo o que acontece no mercado digital. Aproveite os nossos conteúdos, são artigos, estudos de caso, cursos gratuitos e muito mais. Tudo isso para que você se torne um empreendedor digital de sucesso.

ENDOSSADO POR

ARTIGOS recenteS TODOS OS ARTIGOS