O que é Tráfego?
Se tem uma coisa que influencia o sucesso de um produto ou serviço no meio digital, é o tráfego de pessoas na sua página de vendas, ou nas suas redes sociais.
Afinal, sem visitantes em suas páginas, não há leads, engajamento ou conversão, itens essenciais para um negócio na internet. É como colocar uma vitrine em uma rua onde ninguém passa.
Tráfego é como chamamos todo o alcance, visitas e visualizações que você recebe em suas páginas, sites, redes sociais, blogs e afins. É uma métrica baseada nos acessos que o seu conteúdo recebe.
Ao trabalhar com marketing digital, seu objetivo deve ser sempre garantir a visibilidade do seu produto ou serviço no mercado online, não é? Pois se os clientes não encontram o seu produto, as vendas não acontecem.
Existem diversas fontes e estratégias para conseguir um bom fluxo de visitas ao seu conteúdo. O Google, por exemplo, é uma grande fonte para sites por meio do seu sistema de buscas. Assim com o Facebook, que não é um sistema de buscas, mas que tem a atenção de milhões de usuários pelo mundo.
Em meio a todos esses canais existem duas estratégias principais utilizadas para conseguir um bom fluxo de acessos às suas páginas, o orgânico e o pago.
Tráfego orgânico e gratuito
É considerado como tráfego orgânico todo o alcance que você consegue sem o impulsionamento pago de suas publicações.
Por isso, seja compartilhando conhecimento, contando histórias, criando valor, educando e até mesmo entretendo, cada peça do conteúdo que você cria deve ser uma parte da sua marca e uma forma de aproximar e engajar o seu público e te ajudar a ser encontrado nas buscas.
Quando se alcança valores elevados de tráfego orgânico, isso indica que a sua empresa é conhecida ou gera conteúdo que interessa ao público sobre determinado assunto. Isso é o que chamamos de autoridade, o que é ótimo para a imagem do seu negócio e rankeamento nos sistemas de busca.
Tráfego pago
Nessa modalidade você precisa pagar para que os visitantes cheguem até as páginas da sua empresa. O que é feito por meio de segmentação de público e anúncios com palavras-chave escolhidas por você.
O investimento em mídia paga pode impulsionar os conteúdos produzidos por você e ampliar o alcance desses materiais, divulgar o seu site, ofertar uma promoção e diversas outras possibilidades interessantes para o seu negócio.
Quando usar?
Não há uma verdade quando o assunto é tráfego orgânico ou pago. No universo digital existem grupos que defendem que ou você aposta em pago ou em orgânico, enquanto há outros grupos que dizem que você precisa gerar 50% de orgânico e 50% pago para atrair seu público e se estabelecer no mercado.
O importante é aproveitar o que cada uma tem de melhor. Uma boa fonte de tráfego é aquela que traz o público certo para perto de você, e isso pode acontecer nas duas estratégias. Quando falamos de tráfego, o importante é você saber que vai precisar testar.
Se quiser saber um pouco mais sobre como gerar tráfego para a sua empresa e fazer mais vendas, leia o nosso artigo sobre o tema, lá explicamos um pouco mais sobre essas estratégias e sua importância.
Veja também: Você Precisa Saber Disso Para Gerar Tráfego e Fazer Vendas →
Aprenda mais sobre os conceitos básicos do marketing digital e começar a vender na internet, fizemos um curso especial para quem está no início dessa jornada, o Primeira Venda.
Nele são apresentados todos os termos e conceitos necessários para elaborar a sua estratégia de venda, do início ao fim. Tudo isso feito por especialistas na área. Clique aqui e confira.