Depois de definir o avatar, a persona é a personagem que você cria para ser ainda mais preciso na hora de se comunicar com o seu público. Aqui, a gente entra em detalhes mais específicos, como hábitos e explora os sentimentos e as rotinas. 

Conte uma história, dê um nome, as suas características físicas. Imagine que esta pessoa é real e se comunique com ela como se realmente a conhecesse.

Carlos Tortelli, o empresário sem tempo

Ainda faltava 5 minutos para o despertador do iPhone do Carlos tocar, quando ele já estava pulando da cama. Carlos já não consegue mais dormir como antes e a ansiedade se tornou sua companheira inseparável. Ele se sente mais preocupado a cada dia, porque está ficando difícil trazer mais clientes pra sua loja. Ele anda ocupado gerenciando tantas tarefas da sua microempresa, como o financeiro, o administrativo e a sua equipe que nem percebeu que estava deixando de lado o que mais importava: o seu cliente. Não sobrava tempo para pensar em estratégias de como encontrar e atrair novos clientes, por mais que Carlos saísse todos os dias depois das 20h da empresa... o que deixava a sua esposa muito chateada. Sem falar no seu filho de 4 anos, que só via o pai durante a semana por alguns minutos na hora do café da manhã, já que Carlos chegava exausto a noite, querendo só descansar um pouco. Carlos é fã de tecnologia, mas não entende muito bem como a internet pode ajudar a mudar o cenário da sua empresa. Apesar de já ter ouvido falar de marketing digital, não entende muito bem o que é, nem como pode aplicar essas técnicas no dia a dia da sua empresa.

Viu? Esse é um pequeno exemplo de como criar uma persona para a sua empresa. E você pode criar várias! Porque a Persona é bastante específica, é apenas uma pessoa que representa uma comunidade.

Para que serve?

Ao invés de falar com um grupo, você fala especificamente com uma pessoa. A mensagem é no singular. Conecta muito mais forte, dá o sentimento de que quem está falando é alguém que realmente conhece quem está do outro lado. Isso cria uma conexão muito poderosa - e pessoas compram de quem elas conhecem.

Quando usar?

Principalmente quando for criar vídeos, páginas de vendas, conteúdos ou artigos para um blog, escrever posts nas redes sociais.

ENDOSSADO POR

ARTIGOS recenteS TODOS OS ARTIGOS