Esta sigla, que vem do inglês Costumer Relationship Management, significa Gerenciar o Relacionamento com os seus Clientes. Com certeza são três letras que você deve dar uma atenção especial no seu negócio. Existem várias ferramentas diferentes que funcionam como CRM, desde as pagas e mais complexas até o próprio Excel. 

Para que serve?

A grande vantagem de usar uma ferramenta de CRM é que, dentro dela, você consegue configurar vários "gatilhos" que disparam uma determinada ação, a depender do nível de intimidade que você já tem com o seu contato. 

E o CRM é útil não só para os seus clientes, mas também para os seus leads, porque com ela você vai nutrir os relacionamentos que possui com eles com cada pessoa, em cada etapa do seu funil

Por exemplo:

Imagine que Luana é um contato dentro do seu CRM. Luana entrou no seu funil porque baixou um e-book gratuito no seu site, então você teve acesso ao seu nome e email para iniciar o relacionamento e nutrição com conteúdo. Luana já clicou em três dos seus artigos, e você definiu que isso é suficiente para que Luana receba, no próximo email, uma oferta de algum produto seu.

Tudo isso pode ser configurado de um jeito muito simples dentro de uma ferramenta de CRM. No curso de Marketing Automation, por exemplo, você aprende como fazer isso desde o início.

Quando usar?

Hoje, independente da natureza do negócio que você tem, o CRM é uma ferramenta crucial para entender a forma como seu público se relaciona com você e qual o melhor meio de abordá-lo.

No final das contas, o CRM vai servir para construir um cadastro de clientes e fazer com que você tenha dados e informações para conhecer melhor quais são as preferências e interesses deles. 

Dessa forma, você vai se comunicar objetivamente com pessoas ou empresas e despertar nelas o interesse pelos produtos ou serviços que você vende.

ENDOSSADO POR

ARTIGOS recenteS TODOS OS ARTIGOS