GLOSSÁRIO do marketing digital

O que é Automação de Vendas?

by

Com certeza você já recebeu algum e-mail após realizar um cadastro ou uma compra online. Geralmente com alguma mensagem de boas-vindas, dados da sua compra ou um agradecimento.

Esses e-mails são enviados para você de forma automática, por meio de softwares capazes de gerenciar o relacionamento da sua empresa com os clientes. Esse recurso é um exemplo do que chamamos de automação de marketing e vendas.

Automatizar processos da jornada de compra tem sido a solução para diversos processos envolvidos no empreendedorismo digital, principalmente quando o seu negócio começa a crescer.

Essa ferramenta serve não só pra otimizar seu tempo, evitando tarefas como o envio de e-mails de forma manual, mas também para fazer a gestão dos seus contatos, de forma que você consiga informações valiosas a partir do seu comportamento.

Com esse recurso você consegue saber de onde os seus leads vêm e em que etapa do seu funil de venda eles estão.

A Automação de Marketing possibilita a você entender e agir de forma personalizada com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online, tudo isso de forma autônoma.

Para que serve?

Os sistemas de automação de marketing são ferramentas valiosas para te ajudar no relacionamento com seus clientes. Com histórico de interações e preferências dos seus leads, você pode determinar a melhor maneira e melhor hora para fazer uma oferta, por exemplo.

Por meio desses gerenciadores também é possível automatizar o envio de e-mails, de forma que todos os seus contatos ou listas específicas recebam suas mensagens num só disparo. O que te permite trabalhar sua relação com mais pessoas e aumenta o engajamento com a sua marca.

Quando usar?

A partir das possibilidades de segmentação que esses softwares permitem, você pode começar a personalizar a sua comunicação, fazendo com que as diferentes personas do seu funil percorram seus trajetos até a compra.

Por meio da automação de marketing e venda, você consegue segmentar os leads por diversos critérios, como cargo, empresa, segmento, localização, histórico de interações e muitos outros.

Claro que, embora sejam sistemas automáticos, você precisará criar os “caminhos” que os diferentes leads devem seguir, o que requer planejamento estratégico.

Dessa forma, a automação de marketing e vendas é uma ótima saída para a sua empresa caso ela precise gerenciar uma quantidade de leads razoável, pois otimiza seu tempo e evita processos desgastantes.

Para aprender mais sobre os conceitos básicos do marketing digital e começar a vender na internet, fizemos um curso especial para quem está no início dessa jornada, o Primeira Venda.

Nele são apresentados todos os termos e conceitos necessários para elaborar a sua estratégia de venda, do início ao fim. Tudo isso feito por especialistas na área. Clique aqui e confira.

ENDOSSADO POR

ARTIGOS recenteS TODOS OS ARTIGOS