Rebeca Rocha

colab.

Product Owner na Academia 360

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Otimização e Escala no Facebook Ads: Os Segredos para Investir Certo e Lucrar Alto com os Seus Anúncios

Chega de pagar caro para anunciar e não ter retorno. Hora de mudar o jogo!

A maior dificuldade de quem está começando no marketing digital é conseguir atrair a audiência qualificada. Mesmo quando você consegue atrair pessoas para sua página, a venda acaba não acontecendo.

Para quem trabalha com tráfego pago no Facebook Ads, a frustração é ainda maior: investir e ter lucro com os seus anúncios parece uma missão impossível. 😐

Mas neste artigo, você vai perceber que para virar esse jogo, falta apenas você entender como "agradar" o Facebook para que os seus anúncios tenham maior entrega para leads qualificados e a maior conversão possível com o menor custo.

Chegou a hora de aprender:

  • O que é a verba de guerra e quanto investir nos seus anúncios;
  • Porque é importante prever suas métricas;
  • O que são os lances automáticos, manuais e como funcionam;
  • Qual a melhor estratégia para definir o orçamento dos seus anúncios.

Para anunciar no Facebook Ads, defina a Verba de Guerra

Depois de configurar todo o seu gerenciador de negócios e o seu gerenciador de anúncios e antes de colocar a mão na massa para configurar as suas campanhas, você precisa ter muito claro qual será a sua verba de guerra.

Ela é chamada assim porque é um valor que você precisa ter disponível para investir, mesmo que ele não retorne lucro. Considere esse dinheiro como investimento de aprendizado.

Afinal, para anunciar no Facebook é preciso testar, essa é uma etapa natural do processo para dominar o Facebook Ads.

Não existe garantia de retorno enquanto você testa, por isso, se você está começando, entenda que esse dinheiro é o que não faz falta, nem vai desestruturar o seu fluxo de caixa caso não dê retorno.

Portanto, a Verba de Guerra é um investimento necessário para você aprender o comportamento do seu público, para conseguir segmentar as melhores audiências e, assim, ter um ROI muito maior a longo prazo.

Quanto devo investir nos anúncios?

Agora que você entendeu a importância da Verba de Guerra, espero que tenha deixado para trás aquele medo enorme de colocar dinheiro nos seus anúncios do Facebook. 😃

Essa mudança de mentalidade em relação ao tráfego pago é o divisor de águas entre o produtor ou afiliado que não tem resultados com anúncios e aqueles que performam e realmente conseguem escalar as suas vendas.

Antes de definir quanto investir nos anúncios, é preciso entender a lógica do Facebook:

Quanto menos dinheiro, mais difícil e mais lentos serão os seus resultados. Quanto mais dinheiro, mais tranquilo e mais rápido você conseguirá suas métricas.

Para Fernando Muniz, que é um grande especialista em Face Ads e criador de um método de alta performance para anúncios nessa rede, o mínimo recomendado é de 20 reais por dia e uma média mensal boa para que o Facebook tenha um bom desempenho com os seus anúncios é entre 3 e 5 mil reais.

No entanto, o tamanho dessa verba é bem flexível. Guarde esse número como referência na hora de definir o quanto vai investir.

Faça uma Previsão das Métricas

Além de ter essa média de referência do quanto investir, outra forma de você identificar o valor que é ideal para o seu produto ou serviço é fazer uma previsão das suas métricas com base na média do mercado. Vamos ver dois exemplos que ilustram como fazer:

Exemplo 1: Estratégia de Aquisição

Na estratégia de aquisição, você oferece um produto de preço baixo para atrair leads ou prospectos para a sua lista e, a partir daí, "nutre" essa lista com conteúdos e constroi relacionamento até que eles estejam preparados para a compra.

A média do mercado para esse tipo de estratégia funciona assim:

modelo de funil de aquisição, com média de 40% de conversão na página de captura e 10% de conversão no produto de entrada.

Isso quer dizer que a página de captura, na qual você oferece a isca digital, geralmente tem uma taxa de conversão de 40%. Dessas pessoas que baixam a sua isca, 10% compram o produto de entrada - nesse exemplo, a venda foi de 7 reais - e chegam na página de obrigado.

Sendo assim, fazemos o caminho reverso. Papel e caneta na mão!

Por exemplo, de acordo com a média do mercado, a cada 10 pessoas que baixam a isca, 1 compra o produto, e é preciso 25 acessos na página de captura.

Se você desejar um ROI de 100% (receber de volta o mesmo que investiu), por exemplo, isso significa que o mínimo que você precisa investir é o suficiente para pagar até 0,70 no lead (7 reais da venda, dividido por 10) e 0,28 no clique (7 reais da venda, dividido por 25).

Considere ter pelo menos 50 conversões por semana. Então, neste exemplo, você precisaria ter 35 reais por semana para investir, e 140 reais por mês.

Exemplo 2: Estratégia de Venda Direta

Nesta estratégia, você direciona as suas campanhas para a sua página de vendas do produto principal. Como não existe um relacionamento além do anúncio que você fez, a taxa de conversão média do mercado é de 1%. Sendo assim:

exemplo de estratégia de venda direta, mostrando a média de conversão do merdado.

A cada 100 cliques no anúncio direcionando para a página de vendas, 1 acaba em venda. Se o seu produto custa 97 reais, por exemplo, então para ter um ROI de 100%, você precisa pagar no máximo 48,50 reais por aquisição (venda), isso significa 0,48 centavos o clique no seu anúncio.

A dica é praticar esse exercício várias vezes, até isso se tornar um processo natural para entender o quanto é necessário investir.

Com os primeiros resultados baseados nessa média, você consegue otimizar (pagar menos no clique, por exemplo) e escalar as suas campanhas (investir mais e ter maior lucro).

Lance Automático x Lance Manual

Quando você define a verba dos seus anúncios, existem duas possibilidades de orçamento: lances automáticos e lances manuais.

Os lances automáticos são aqueles definidos pelo menor custo, enquanto os lances manuais são definidos pelo custo máximo e pelo custo médio. Vamos entender melhor cada um deles:

Menor custo (Lance Automático)

o lance automático de menor custo no facebook ads é a melhor forma de começar, mas depois você pode investir nos lances manuais para aumentar os seus ganhos.

Neste modelo, o Facebook procura atender o seu objetivo com o menor custo possível. Ou seja, você dá lances baixos e ele tenta equilibrar de acordo com o seu orçamento.

É uma ótima forma de começar, mas logo depois de ter os primeiros resultados, o ideal é que você mude a sua estratégia para os lances manuais. Mais adiante, vamos explicar o porquê.

Custo médio (lance manual)

Com o custo médio, o Facebook tenta manter o seu custo dentro do valor definido, podendo às vezes oscilar para mais ou para menos. O valor que você define é, na verdade, a média dos lances.

No lance manual, a gente começa a falar de leilão. Escolhendo esta opção, o Facebook vai fazer uma média para tentar manter o seu custo por conversão dentro do valor que atribuiu, de acordo com os lances que forem feitos.

Custo máximo (Lance Manual)

Investir no lance manual com custo máximo, o Facebook te entrega leads muito mais qualificados.

No leilão, quem leva o espaço publicitário é quem paga mais. Pagando melhor ao Facebook,  os leads que chegam até você começam a ter muito mais qualidade. É por isso que é tão importante aprender o Bidding (lance) manual.

Usando o custo máximo, você define qual é o seu orçamento máximo e o Facebook nunca vai ultrapassar esse limite. Mesmo dando um lance alto, não necessariamente você vai pagar aquele valor.

Diferente de um leilão de verdade, onde você paga exatamente o valor ofertado, mesmo que ele seja muito maior do que o último lance, no Facebook, o simples fato de dar um lance alto faz você arrematar a conversão e, no final, o que você paga é o segundo maior valor do lance.

Por exemplo: o lance mais alto para a conversão na sua segmentação custou 1,90 e você configurou o seu custo máximo para 3,00. Neste caso, você terá a conversão com um custo de 2,00, e não dos 3,00 que você configurou. Com essa estratégia, você consegue leads muito mais qualificados do que se investisse por menor custo e, muitas vezes, pagando menos.

Por onde começar?

Uma dica de ouro é só escalar aquilo que já foi otimizado e, portanto, já dá certo. Para começar, faça uma campanha com menor custo, porque no início você ainda não tem informações suficientes de quanto custa o seu lead e o custo da venda.

Então, usar a estratégia de menor custo é a melhor forma de você comprar dados e conseguir escalar os seus ganhos.

Quando tiver informações suficientes para que as suas métricas sejam seguras, use o custo máximo/médio para escalar as campanhas.

O Facebook favorece quem está disposto a investir dinheiro. Ou seja, dando o lance manual (tanto como custo máximo como custo médio), você vai atingir a nata do público disponível no Facebook, de acordo com a segmentação que você definiu.

São essas pessoas que têm maior probabilidade de comprar o seu produto ou serviço.

Para Investir nos Lances Manuais...

… Garanta que o seu orçamento consiga 50 conversões por semana, no mínimo. Assim a sua campanha vai ser otimizada muito mais rápido. Por exemplo, se no seu lance você configurou 10 reais, multiplique pelas 50 conversões e você terá um orçamento de 500 reais por semana.

Poucas pessoas sabem trabalhar com lance manual, apesar de não ser complicado. A gente espera que esse artigo tenha te ajudado a entender como o Facebook Ads funciona, para que as suas campanhas tenham resultados melhores e você faça mais vendas.

Aproveite para fazer os seus testes e começar o quanto antes a treinar o lance manual. Tendo um anúncio bom, oferta boa e público bem segmentado, trabalhando com lance manual, o ROI vai disparar.

Pois este pode ser o seu diferencial em relação aos concorrentes na hora de fazer as suas campanhas!

Se você se interessou em aprender mais sobre otimização e escala de anúncios no Facebook Ads, conheça o nosso Curso da Academia que explica tudo isso com vídeo aulas completas.

Continue aprendendo!

  • Otimização e Escala no Facebook Ads

    Os grandes anunciantes que têm resultados fora da curva no Facebook dominam algumas práticas que não são faladas abertamente para o público. Esta é a sua grande chance de aprender, em detalhes, o que fazer e como aumentar os seus ganhos no Fb Ads.

    Acesse Agora

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

TAGS TODAS AS TAGS

No items found.

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Se o seu cliente clica no botão de comprar, mas não preenche os dados para efetivar a compra, você está deixando alguns pontos importantes de lado. Saiba mais!

Se o seu cliente clica no botão de comprar, mas não preenche os dados para efetivar a compra, você está deixando alguns pontos importantes de lado. Saiba mais!

Essa jornada pode parecer um grande desafio, mas com o direcionamento certo e muita dedicação você vai chegar lá.

Essa jornada pode parecer um grande desafio, mas com o direcionamento certo e muita dedicação você vai chegar lá.

Para ser competitivo, você tem que mostrar o benefício do seu produto. Descubra como!

Para ser competitivo, você tem que mostrar o benefício do seu produto. Descubra como!

Otimização e Escala no Facebook Ads

Os grandes anunciantes que têm resultados fora da curva no Facebook dominam algumas práticas que não são faladas abertamente para o público. Esta é a sua grande chance de aprender, em detalhes, o que fazer e como aumentar os seus ganhos no Fb Ads.

Tráfego Orgânico com Mídias Sociais

Existe uma forma de você construir a sua autoridade e fazer vendas online através das redes sociais. Neste curso rápido e prático, a Ana Tex, que é especialista em Novas Mídias, te ensina as estratégias e técnicas mais eficazes.

Escrevendo Sua Primeira Oferta

Neste curso gratuito com 3 aulas práticas, André Cia ensina quais são os segredos das ofertas que têm maior taxa de conversão, resultando em mais vendas para você tanto como produtor ou como afiliado. Inscreva-se gratuitamente e comece agora mesmo!

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: