A comunicação digital é uma forma de se relacionar com o público por meio de canais online, como sites, redes sociais, blogs, e-mails, aplicativos, entre outros.
Esse formato de comunicação é essencial para divulgar uma marca, um produto, um serviço ou uma ideia. É através dela que conseguimos gerar valor e confiança para os clientes e potenciais clientes.
Contudo, quando em contato com a comunicação digital, podem surgir algumas dúvidas relacionadas à sua aplicação: ela está sendo efetiva? Como medir o impacto das ações realizadas? Como identificar os pontos fortes e fracos da estratégia? Como melhorar os resultados?
Para responder a essas perguntas, é preciso entender e realizar o monitoramento e a análise de dois conceitos fundamentais: a audiência e o engajamento.
Audiência é o nome dado para o conjunto de pessoas que têm contato com um conteúdo, uma marca ou uma campanha em um determinado período de tempo. A audiência pode ser medida por diferentes métricas, dependendo do canal utilizado. Por exemplo:
O monitoramento da audiência é utilizado para saber quantas pessoas estão sendo alcançadas pela comunicação digital, qual é o perfil dessas pessoas (idade, gênero, localização, interesses etc.), quais são os canais mais eficientes para atrair e reter a atenção do público e, por fim, quais são os conteúdos mais relevantes e atrativos para o público, etc.
Já o Engajamento se define como o grau de envolvimento e interação das pessoas com um conteúdo, uma marca ou uma campanha.
O engajamento pode ser medido por diferentes métricas que também dependem do canal utilizado. Por exemplo:
O monitoramento do engajamento é o que permite saber como as pessoas estão se relacionando com a comunicação digital, qual é o nível de satisfação e fidelização do público, quais são os conteúdos que geram mais interação e participação do público, quais são as opiniões e as sugestões do público etc.
Com os dois conceitos bem decifrados, o ideal é partir para a prática. Para monitorar e analisar a audiência e o engajamento na comunicação digital, é preciso utilizar ferramentas específicas que coletam, organizam e apresentam os dados relativos a esses conceitos.
Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, gratuitas ou pagas, que podem auxiliar nesse processo. Algumas das mais utilizadas são:
Essas são apenas algumas das ferramentas e métricas existentes. Existem, contudo, muitas outras que podem ser utilizadas de acordo com os objetivos e as necessidades de cada projeto. Por isso, é interessante dedicar algum tempo ao estudo dessas plataformas para compreender qual será mais eficiente de acordo com o objetivo de análise estabelecido.
O monitoramento e a análise de audiência e engajamento devem ser feitos de forma contínua e sistemática. Eles devem seguir um plano pré-definido que estabeleça:
Os objetivos: o que se pretende alcançar com a comunicação digital.
Os indicadores: quais são as métricas que serão utilizadas para medir o desempenho.
As fontes: quais são as ferramentas que serão empregadas para coletar os dados.
A periodicidade: com que frequência os dados serão monitorados e analisados.
Os relatórios: como os dados serão organizados, apresentados e compartilhados.
O monitoramento e a análise de audiência e engajamento permitem obter diversos benefícios. Esses benefícios, logicamente, podem se transformar em ferramentas de otimização quando devidamente aplicadas. Para executar uma boa aplicação de monitoramento e análise de audência, podemos seguir alguns passos:
Conhecer melhor o público-alvo: seus interesses, preferências, hábitos, comportamentos, necessidades e expectativas.
Avaliar o desempenho das ações realizadas: se elas estão atingindo os objetivos propostos, se elas estão gerando retorno sobre o investimento (ROI), se elas estão satisfazendo ou superando as demandas do público.
Identificar oportunidades de melhoria: quais são os pontos fortes e fracos da comunicação digital, quais são as tendências e as novidades do mercado, quais são as boas práticas e as recomendações dos especialistas.
Otimizar os resultados: como ajustar ou modificar as ações realizadas para aumentar a audiência e o engajamento, como criar ou adaptar conteúdos para atender às necessidades e expectativas do público, como aproveitar ou criar novas oportunidades de comunicação.
Portanto, o monitoramento e a análise de audiência e engajamento são atividades fundamentais para qualquer estratégia de comunicação digital. Através dessas práticas, é possível conhecer melhor o público-alvo, avaliar o desempenho das ações realizadas, identificar oportunidades de melhoria e otimizar os resultados.
Eles são, com certeza, a base para uma comunicação digital eficaz, eficiente e efetiva. Por esse motivo, o curso “Audiência e Comunidade” é o caminho ideal para quem pretende se familiarizar cada vez mais com essas duas ferramentas de otimização de qualquer negócio. Para saber mais, acesse o site clicando aqui e comece sua trajetória em direção a um conhecimento aperfeiçoado e que te levará diretamente até seus objetivos.
A Academia 360 é a sua Escola de Empreendedorismo Digital. A gente quer te acompanhar desde o início da sua carreira no marketing digital, para te ensinar o melhor caminho para construir um negócio online duradouro e lucrativo. Conte com a gente para acelerar a sua jornada como produtor ou afiliado