Academia 360

colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Benchmarking e Referências de Sucesso

Explorando o Benchmarking

O benchmarking, palavra que se traduz como ‘’ponto de referência’’, é uma técnica de gestão que consiste em comparar o desempenho de uma instituição com o de outras consideradas referências em seu segmento. 

O objetivo dessa estratégia é identificar as melhores práticas, pontos fortes e oportunidades de melhoria que podem ser desenvolvidos em determinado projeto, e assim implementar ações que visem impulsionar a competitividade e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Para aplicar o benchmarking com eficiência, o estudo da estratégia é indispensável. Compreender melhor o assunto exige ter um repertório de referências de sucesso, bem conhecidas como aquelas organizações que se destacam no mercado por sua excelência, inovação, eficiência, rentabilidade, satisfação dos clientes, responsabilidade social e muitos outros aspectos que fazem a diferença nos resultados daquela empresa. 

Esses critérios qualitativos servem como modelos e inspiração para as demais que desejam alcançar ou superar seus resultados. Ao construir uma organização, a busca pela melhoria de seus resultados deve ser um exercício contínuo e bem elaborado.

Ao se familiarizar com a estratégia, considerar alguns critérios importantes na hora de realizar um benchmarking de qualidade é o que fará toda a diferença durante a análise. 

Benchmarking e Referências de Sucesso. | Foto:: Freepik.

Conduzindo sua Estratégia de Benchmarking: 7 Passos Cruciais

Confira:

Definir o objeto de estudo

É preciso entender o que se quer comparar e melhorar (processos, produtos, serviços, indicadores, etc.). Também é importante definir um foco específico e relevante para a organização, que esteja alinhado com sua missão, visão e valores.

Estabelecer critérios e as medidas de avaliação do desempenho não podem ser deixados de fora nesse passo. Eles são grandes aliados no momento de impulsionar e otimizar a aplicação do benchmarking.

Selecionar as referências de sucesso

Isso significa pensar quem são as organizações que apresentam os melhores desempenhos no objeto de estudo. É preciso escolher organizações que sejam reconhecidas como líderes ou inovadoras em seu segmento, que tenham características similares ou complementares à própria organização, e que estejam dispostas a compartilhar suas informações e experiências. Elas servirão como o ponto de partida para a comparação. 

Coletar os dados

Apesar de subestimado, a coleta de dados sempre é um dos passos mais importantes em um estudo ou pesquisa. É a partir da análise de dados que as decisões mais importantes sobre um negócio devem ser tomadas, visto que é nessa coleta que residem informações objetivas e certeiras. 

Nessa etapa, pensamos como obter as informações necessárias sobre as referências de sucesso — pesquisas, visitas, entrevistas, relatórios, etc. 

É preciso definir as fontes e os métodos de coleta de dados, garantindo sua confiabilidade, validade e atualidade. Também é preciso obter a autorização das referências selecionadas para utilizar seus dados, respeitando sua privacidade e confidencialidade.

Analisar os dados

Frisada sua importância anteriormente, a análise é onde será preciso interpretar e comparar os dados coletados, identificando as diferenças, as semelhanças e as lacunas entre a própria organização e as referências de sucesso. 

É preciso utilizar técnicas estatísticas e qualitativas para analisar os dados nesse passo, gerando relatórios e gráficos que facilitem a compreensão e a comunicação dos resultados para que eles possam ser bem interpretados por todos os envolvidos no projeto. Também é preciso verificar a consistência e a relevância dos dados, evitando distorções ou vieses que possam atrapalhar o processo de análise.

Estabelecer os objetivos e as metas

É durante essa etapa que deve ser estruturado o que deve ser alcançado ou superado em termos de desempenho, tomando como base as referências de sucesso. 

Estabelecer objetivos e metas significa definir os objetivos claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais — também conhecidos como SMART, Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound. Esses objetivos possuem a função de expressar o nível de desempenho desejado pela organização. 

Nesse passo, também é preciso definir metas intermediárias e finais que indiquem os prazos e os recursos necessários para atingir os objetivos estabelecidos.

Elaborar e implementar o plano de ação

Estruturar como executar as mudanças necessárias para atingir os objetivos e as metas estabelecidas é onde a teoria começa a se tornar realidade. 

Nessa etapa, elaborar um plano de ação detalhado, que descreve as atividades, as responsabilidades, os custos, os riscos e os benefícios esperados de cada ação é o que deverá movimentar as próximas semanas de trabalho. É importante não deixar de implementar o plano de ação com eficiência e eficácia, seguindo as normas e os procedimentos da organização.

Monitorar e avaliar os resultados

Com todos os últimos passos aplicados, para saber como prosseguir após a implementação da estratégia, é necessário medir e verificar os impactos das ações implementadas, verificando se houve melhoria no desempenho como desejado.

Monitorar o andamento do plano de ação, verificando se as atividades estão sendo realizadas conforme o planejado, se os recursos estão sendo utilizados adequadamente e se os problemas estão sendo solucionados se torna um passo indispensável durante essa jornada.

Para concluir o benchmarking com excelência, a última etapa exige uma avaliação dos resultados obtidos, bem como a comparação com os objetivos e as metas estabelecidas e a identificação dos pontos positivos e negativos das ações implementadas

Benchmarking e suas aplicações: conheça algumas referências

Tendo os pontos que levam a uma boa análise expostos nas dicas acima, conhecer o benchmarking na prática e como a estratégia foi aplicada em nomes conhecidos é um exercício muito útil. 

Marcas populares e queridas pelo público podem ser utilizadas como referência de aplicações de benchmarking que foram muito bem desenvolvidas e obtiveram bons resultados. 

Natura

A empresa Natura, líder no segmento de cosméticos no Brasil, realizou um benchmarking com a empresa The Body Shop, referência mundial em produtos naturais e sustentáveis. 

Em 2017, a Natura adquiriu a The Body Shop e incorporou algumas de suas práticas, como o uso de ingredientes orgânicos, o apoio a comunidades locais e a defesa de causas sociais. 

Com essa ação, a Natura conseguiu impulsionar sua presença internacional, fortaleceu sua imagem de marca e aumentou sua responsabilidade ambiental e social.

Netflix

Já a Netflix, líder no segmento de streaming de vídeo, realizou um benchmarking com a empresa Disney, uma referência mundial em entretenimento. 

A Netflix analisou a estratégia da Disney de criar conteúdos originais baseados em suas marcas famosas (Marvel, Star Wars, Pixar, etc.) e investiu na produção de séries e filmes exclusivos para sua plataforma. Isso permitiu que a Netflix diversificasse seu catálogo, fidelizasse seus assinantes e se destacasse em relação à concorrência.

Apple

A empresa Apple, líder no segmento de tecnologia, realizou um benchmarking com a empresa Nike, uma referência mundial em calçados esportivos. 

A Apple observou, durante sua análise, a forma como a Nike exercia a comunicação com seus clientes, prestando atenção na linguagem e diálogo desenvolvidos pela marca, muito focada na transmissão de uma identidade forte e uma conexão emocional com o consumidor.

A marca então adotou um estilo similar em suas campanhas publicitárias, enfatizando os valores da marca e os benefícios de seus produtos. Através disso, a Apple conquistou a lealdade dos seus consumidores, criou uma comunidade de fãs e se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo. 

Essas referências nos mostram que o benchmarking é uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho das organizações e se manter competitivo no mercado. 

No entanto, é preciso ter cuidado para não copiar cegamente as referências de sucesso, mas sim interpretá-las de acordo com a sua organização e adaptá-las à realidade e às necessidades mais urgentes.

Além disso, outro ponto extremamente importante é respeitar os direitos autorais e as normas éticas ao utilizar as informações das outras organizações. 

Benchmarking: A Ferramenta para Aprender com os Melhores e Alcançar a Excelência

O benchmarking é uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho e a competitividade de uma empresa. 

A estratégia permite o aprendizado com as melhores práticas do mercado e expõe como adaptá-las à sua realidade. Com essa informação em mente, ao realizar um benchmarking, é importante aplicar os conceitos que hoje foram apresentados com responsabilidade e de forma objetiva, bem executada. 

Definir os objetivos, os indicadores, os concorrentes e os parceiros a serem analisados, bem como coletar, comparar e implementar as informações obtidas — esses passos, quando estruturados, podem definir o futuro da sua empresa.  

Por outro lado, o benchmarking não é um processo estático. Essa é uma técnica contínua, que requer monitoramento e avaliação constantes. 

Portanto, apenas saber sobre o benchmarking na teoria não é suficiente. O caminho para se tornar alguém capacitado para executar as aplicações, que fazem a diferença do benchmarking, está no curso 100% gratuito da Academia 360: ‘’Posicionamento de Alto Impacto’’. 

Para saber mais sobre benchmarking e outros assuntos, acesse o site e tenha acesso a um conteúdo que pode transformar você e a sua empresa em uma futura referência.

Academia 360

A Academia 360 é a sua Escola de Empreendedorismo Digital. A gente quer te acompanhar desde o início da sua carreira no marketing digital, para te ensinar o melhor caminho para construir um negócio online duradouro e lucrativo. Conte com a gente para acelerar a sua jornada como produtor ou afiliado

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com os nossos cursos:

No items found.

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Método para criar seu Curso Online

Se você é um especialista em um determinado assunto e deseja compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, criar um curso on-line é uma maneira eficaz de fazer isso.

Oferta Irresistível

Estratégias para atrair e engajar sua oferta; Como criar uma oferta sólida em torno do seu negócio; Como utilizar as redes sociais para construir uma oferta forte.

Posicionamento de Alto Impacto

Você sabe que para ter sucesso na venda do seu infoproduto, é preciso mais do que apenas uma boa ideia. É preciso saber como posicioná-lo corretamente no mercado e destacá-lo da concorrência. E é exatamente isso que você irá aprender neste curso.

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: