colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Como Criar Oportunidades Fazendo Divulgação em Grupos do Facebook

Provavelmente você está perdendo vendas debaixo do seu nariz

Que as redes sociais promoveram grandes mudanças no relacionamento cliente x empresa já não é novidade. Não estamos mais no tempo em que elas serviam apenas para conversar com amigos ou compartilhar fotos e vídeos.

Atualmente, o Brasil é um dos líderes em tempo gasto em redes sociais, com média de 60% a mais do que o restante do planeta.

Com a inclusão digital e o acesso fácil à internet por meio de vários dispositivos, as pessoas têm ficado online por muito mais tempo, seja para trabalhar, se divertir, comprar, acompanhar grupos de discussão ou reclamar.

Hoje existem grupos para praticamente todos os assuntos e públicos que você possa imaginar. Eles funcionam como uma espécie de comunidade e podem fazer uma grande diferença na hora de estabelecer um diálogo com os clientes.

O consumidor está mais atento e não usa somente o Procon para denunciar problemas, mas também as redes sociais. Por isso, você e sua empresa devem dar a devida atenção a essa ferramenta que tem se mostrado tão importante nos dias atuais.

Além disso, há também grupos específicos para divulgar uma empresa na internet que podem ser muito bem aproveitados. Os grupos de Facebook são uma ótima forma de se aproximar do seu público. 😄

Neste artigo você vai aprender:

  • Como encontrar o grupo certo no Facebook para a divulgação adequada do seu negócio;
  • Que criar oportunidades é uma questão de estar atento;
  • E que toda reclamação é uma chance de melhoria.

Boas oportunidades aparecem com as ofertas certas

Homem observando logo do Facebook com binóculos

A divulgação adequada da sua empresa nas redes sociais, principalmente Facebook, é uma das partes importantes para conseguir sucesso nos negócios.

Aproveite os grupos especializados em ofertas, descontos e até mesmo barganhas, principalmente os do seu ramo de atuação, aí na sua cidade. 

Além de oferecer produtos e serviços, os classificados virtuais também servem como referência  para os consumidores na hora de efetuar um negócio fora da internet.

Utilize esse espaço para apresentar ofertas e distribuir cupons de descontos. Você também pode convidar os participantes para eventos exclusivos e apresentar melhorias nos seus negócios, sempre que possível.

Evite anúncios óbvios, é preciso se destacar entre as muitas ofertas que são divulgadas por dia. Não utilize chamadas como “Ofereço serviço profissional e de qualidade. Clique aqui para saber mais... Meu telefone é....”, este tipo de divulgação é padrão e não atrai a atenção das pessoas.

Poste alguns exemplos de serviços que você já realizou para seus clientes, selecione as melhores fotos e utilize textos como: “Confira mais um trabalho realizado com sucesso para nosso cliente XYZ”. Dessa forma, o que vira assunto é a qualidade do seu serviço e não apenas o produto. 💪

Postagens assim são menos invasivas, causam reações melhores e positivas para a imagem da sua empresa.

Esteja sempre presente, mas sem forçar a barra, afinal, você não quer pegar fama de SPAM. Varie os textos, os produtos, os serviços oferecidos, saiba utilizar as imagens certas. Mostre o que sua empresa tem de melhor para se destacar.

Não seja mais um desses anunciantes que tanto vemos por aí, que abusam de texto com letras maiúsculas e não oferecem nada além da mesma mensagem em todo anúncio.

Torne-se referência de serviço, não de propaganda

Executivo com uma ideia sobre uma mão

É importante também que você conheça os grupos voltados ao seu ramo de atuação. Não necessariamente para aumentar a divulgação da sua empresa, mas para estar presente onde os usuários discutem o tipo de produto ou serviços que você oferece. 

Estes grupos funcionam como um recurso de segmentação natural, pois todas as pessoas que estão ali já mostraram, em algum momento, interesse naquele assunto.

Vamos supor que você trabalhe com assistência técnica de celulares e participa de grupos que discutem sobre os aparelhos. Caso uma pessoa apareça com um problema simples, você pode ajudá-la com o perfil da sua empresa. Foi o que eles dois fizeram:

Post de conserto de celulares
‍Essa página, por exemplo, oferece cursos para quem quer se profissionalizar e trabalhar com manutenção de celulares. Porém, no lugar de anunciar apenas o curso, eles liberam vídeos ensinando como resolver determinados problemas de forma gratuita, o que atrai um grande público para o seu funil de vendas.

Casos assim são uma ótima oportunidade para se tornar uma referência de serviço. Isso vai te ajudar a criar uma reputação legal, além, claro, de estimular visitas à sua página.

Aproveite esses grupos mais específicos para colher informações valiosas, como a visão dos usuários sobre a sua área de atuação e quais assuntos costumam chamar mais a atenção ou aparecer com maior frequência. Descubra e dê cara às personas da sua empresa com esse grande laboratório. 

Isso é uma forma diferente de agir com o consumidor, não é propaganda, não é divulgação, é relacionamento.

Esteja sempre presente tirando dúvidas, indicando soluções e apresentando recursos que possam ajudar os usuários. Quando eles precisarem, com certeza se lembrarão de você.

Ao fazer parte dessas comunidades, você perceberá quais são os assuntos que mais interessam, como a maioria se comporta e quais são os principais anseios e dificuldades. Essas informações podem render insights e direcionar o seu conteúdo e promoções.

Transforme consumidores descontentes em clientes felizes

Outro tipo de grupo que tem chamado a atenção e causado grandes efeitos das redes sociais, são os grupos de reclamações.

Devido ao péssimo histórico de SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor) que já são famosos no Brasil por sua demora e ineficiência, a migração dessa massa de “reclamadores” para as redes sociais tem se mostrado inevitável.

Por isso, o Facebook se tornou o principal meio de reclamações da atualidade, pois sua repercussão ameaça a imagem das empresas, que tem que solucionar o problema para evitar que o erro se espalhe como fogo. 🔥

Dragão cospe fogo em cidade

Hoje não é difícil encontrar reclamações como “empresa que vende salgadinho e destrói a festa do cliente não entregando no tempo prometido”, “restaurante que não serve o que o cliente pediu”, “lojas que querem superfaturar sobre o clientes”, “máfias dos taxistas revoltados com o uber” e diversos outros.

Post de reclamação de atendimento
Post de reclamação móvel
Post de reclamação

Por isso, lidar com as reclamações dos clientes nas redes sociais é importante mas, mais importante ainda, é saber como respondê-las.

A melhor estratégia para lidar com comentários negativos é mostrar que a sua empresa está aberta e receptiva às críticas e ao aprendizado por meio de feedbacks.

Caso sua empresa apareça em um desses grupos, faça questão de sempre esclarecer que as providências estão sendo tomadas para a resolução dos problemas, mas mostre também que essa é uma oportunidade de aprimoramento das suas ações.

Homem tenta ouvir algo com um copo

Se você trabalha com delivery, por exemplo, e houve uma reclamação sobre a demora da entrega, ofereça frete grátis nas próximas compras. Tudo depende da sua criatividade e do que pode ser oferecido nesses momentos.

Post de delivery
‍Reconhecer o erro e oferecer uma solução é a melhor forma de lidar com reclamações.

Outro coisa que pode acontecer com a sua empresa, é ela ser alvo de uma reclamação desnecessária, com o intuito de atingir a imagem da sua empresa antes mesmo de uma conversa ou tentativa de solucionar o problema existente.

Infelizmente, isso é algo comum nesses grupos, e muitas pessoas preferem reclamar aos quatros cantos da internet antes mesmo de conversar com a empresa para tentar remediar a situação. 😒

Mas não tenha medo, se a sua empresa realmente oferece bons serviços e cuida da sua imagem com o seu público. Os próprios membros do grupo costumam opinar quando uma reclamação é infundada e tem apenas o objetivo de expor e denegrir a imagem do seu negócio.

Nesses casos, uma reclamação acaba se tornando positiva, devido a defesa dos usuários que já conhecem seu serviço e te recomendam.

Consumidores defendem loja no Facebook
‍Nesse caso, os clientes da pizzaria fizeram questão de defender a qualidade dos serviços da empresa acusada na rede social. Não é incrível o poder que um bom serviço pode ter nas redes sociais?

Além disso, todos esses grupos de reclamação oferecem espaço para que os proprietários possam se retratar e dar a sua versão sobre os fatos.

Quando o alvo é a concorrência

Além dessas possibilidades, você deve ficar de olho nas reclamações sobre a concorrência. Pois isso é um objeto de estudo para evitar problemas e descobrir as necessidades do seu público em seu mercado, essa pode ser uma oportunidade para mostrar seu diferencial no mercado.

Mas calma lá, não vá bombardear as reclamações com anúncios sobre o seu negócio e simplesmente dizer que o seu serviço é melhor. Seja atencioso com o problema do usuário, mostre sua empatia com o problema e demonstre compreensão sobre o que é dito.

Se você ver o atendimento da sua concorrência ser criticado, comente algo como “Lamentamos pelo ocorrido, o atendimento e a satisfação do cliente devem sempre vir em primeiro lugar. Experimente nossos serviços, garantimos uma atenção especial para você”. 😉

Comentário em postagem de lanche
‍Veja esse comentário, que oportuno.

Se o cliente reclamar de um prato da concorrência, poste um vídeo com os seus processos e mostre que você é diferente e pode oferecer uma experiência melhor para seu público. 

Não ataque com propaganda, mostre sua qualidade e que a experiência pode ser diferente da próxima vez, se o cliente escolher você ao invés da concorrência.

Conclusão

O conhecimento adquirido nos grupos pode tornar seu serviço cada vez mais eficaz. Use esses grupos como um laboratório para o seu negócio, pesquise termos relacionados ao seu ramo na lupa do Facebook. 🔎

Faça anúncios diferentes, ajude o seu público, aproveite as oportunidades do mercado, perceba quem é o seu público e suas necessidades. Os grupos do Facebook são a melhor amostra de mercado possível. Aproveite essa onda.

Gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre marketing digital?

A gente criou uma série de cursos, que chamamos carinhosamente da Trilha do Iniciante no Marketing Digital. Nesta trilha, você pode fazer cursos gratuitos que preparamos especialmente para guiar você nessa jornada, ensinando o que você precisa saber em cada uma das etapas. Lá dentro tem um curso, inclusive, ensinando dicas importantes sobre como usar o Whatsapp para gerar vendas no seu negócio.

Sem complicação, de um jeito simples para que você possa testar e avançar um passo de cada vez na sua jornada como empreendedor digital. Vem com a gente!

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com os nossos cursos:

Facebook Marketing

Sempre ouviu falar no Facebook mas nunca soube por onde começar para fazer campanhas? Esse curso é ideal para quem está começando a aprender tráfego pago e te dá o passo a passo para atrair mais clientes usando essa ferramenta.

Curso Primeira Venda

Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Automação de Marketing

Já pensou como seria criar um sistema que fizesse o serviço de comunicação pesada enquanto você cuida de outras prioridades? Nosso mestre Dan Palmieri ensina como automatizar o envio de e-mails e atingir clientes de uma maneira diferenciada.

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: