colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Ignore a Internet e Aumente em 60% as Chances de Falir Ainda Este Ano

Quem não está online não existe, ou vai deixar de existir em breve

A sobrevivência e a mortalidade de empresas é um fantasma que assombra todos os setores no país.

A cada dez empresas abertas no Brasil, seis abandonam o mercado após cinco anos de atividade, segundo o cenário observado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E as estatísticas não param por aí, os dados levantados no estudo de Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apontam que um terço dessas novas empresas fecham em dois anos, menos da metade do período previsto! 😧

Como escapar desses números e não cair nas estatísticas? É preciso entender o mercado, suas mudanças e para onde ele aponta nesse momento.

É nesse contexto, no qual todos precisam assegurar a sua permanência no mercado em que atuam, que o marketing digital tem se revelado como um dos recursos mais efetivos utilizados pelas empresas sobreviventes.

A estratégia tem sido utilizada principalmente pelas pequenas e médias empresas, já que, em meio à crise, são elas que enfrentam as maiores dificuldades para se manter.

Neste artigo você vai entender que:

  • O consumidor mudou a forma de comprar, então é hora de mudar a forma de vender;
  • Cinco motivos que fazem do Marketing Digital o mundo das boas oportunidades;
  • A diferença entre gasto e investimento pode estar na sua cabeça.

As tecnologias digitais estão redefinindo a demanda do consumidor, hoje as pessoas compram e decidem o que comprar de forma diferente.

Quem não percebe isso, provavelmente entrará nesses números que aterrorizam o mercado.

Se não está na internet, não existe. Na imagem, uma mão segura um binóculo com interrogações nas lentes.

Se não está online, não existe.

Com a popularização da internet, é na web que os clientes buscam referências e decidem o que vão ou não comprar, seja um produto ou serviço. Neste caso, a decisão já foi tomada muito antes de chegar à loja - que é apenas a etapa final e concretização da compra.

Para escapar dos dados apresentados no início desse artigo e otimizar seus recursos, toda empresa deve buscar ferramentas e conhecimento que a ajude a se reorganizar com mudanças operacionais e estratégicas. É nesse cenário que o marketing digital aparece como um diferencial, qualquer que seja a área de atuação da empresa.

Aperfeiçoar seus produtos e serviços às necessidades do cliente é o segredo da sobrevivência. A inovação é a saída para quem não deseja fechar as portas.

Se, anteriormente, as empresas gastavam fortunas para fazer propaganda através dos meios tradicionais, como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos, hoje as pessoas estão expostas a muito mais opções de mídia, muito mais efetivas por permitirem mensurar os resultados com muito mais assertividade.

O marketing é a ferramenta que você vai usar para gerenciar seus relacionamentos com o público e, assim, ter vantagens sobre a concorrência utilizando essas novas mídias.

Ele permite escalar o alcance e acelerar os resultados da sua empresa, atingindo mais facilmente os objetivos e metas. Por isso, o marketing digital é uma ferramenta tão essencial para esse momento de mudanças.

O Marketing Digital é melhor que os outros métodos tradicionais de divulgação de produtos e/ou serviços. Na imagem, uma muda de planta cresce abundante em uma pilha de moedas, sendo a metáfora do solo férti.

Por que o Marketing Digital é melhor que os outros métodos tradicionais de divulgação de produtos e/ou serviços?

Algumas características do marketing digital permitem que as empresas tenham alto retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro destinado à comunicação online, quando comparado às mídias tradicionais cada vez menos efetivas.

Para te mostrar isso, listamos alguns dos motivos que fazem do marketing o mundo das boas oportunidades:

É mensurável: 

Com ele é possível medir em detalhes os resultados de cada ação e descobrir o que funciona ou não. Dessa forma, você pode continuar investindo somente nas coisas que dão melhor retorno;

É segmentável:

Com o marketing digital, podemos escolher o tamanho do público e promover ações com um foco muito maior ou direcionado a um nicho específico.

Permite prospecção gratuita: 

As possibilidades para atrair seu público são infinitas, seja por meio de buscas no Google ou de forma viral (via e-mail e redes sociais). Com ele é possível atrair leads de forma gratuita e crescente para o seu funil de vendas utilizando estratégias como as iscas digitais, por exemplo;

Permite a construção de uma audiência: 

Por meio de conteúdo relevante, há a possibilidade da construção de uma base (ex: e-mails cadastrados, assinantes de blog, seguidores em redes sociais, números de telefone, etc.) que ao longo do tempo se torna fundamental para a empresa;

Tem ótimo custo-benefício:

A combinação de todas essas características que você viu até aqui permite atingir bons resultados mesmo com baixos investimentos. Esse formato tem muito mais retorno se comparado às mídias tradicionais, além de contar com um alcance incomparável.

Mas, afinal, marketing é um gasto ou um investimento?

Muita empresas enxergam o marketing como gasto e colocam essa verba na lista de cortes assim que as coisas começam a apertar.

Se você pensa assim, ainda está em tempo de mudar a sua mentalidade. Provavelmente o seu concorrente que tem resultados melhores que os seus não está pensando nessa forma... E não queremos que você vire estatística, certo?

O marketing tradicional já é digital. Quanto antes as pessoas perceberem isso e apostarem nesse meio, certamente terão mais chances de conquistar um lugar ao sol para sair desse cenário sombrio em que cada vez mais micro e pequenas empresas fecham antes dos seus primeiros 5 anos de existência.

Entendemos que muitas empresas têm de verba limitada e precisam planejar bem seus gastos. Por isso, garantimos a você que o marketing digital é uma ótima forma de obter retorno investindo pouco.

Com um ótimo custo-benefício, a possibilidade de mensuração rápida e o grande potencial de fortalecimento da marca, o marketing digital é, com certeza, uma das melhores estratégias de crescimento, principalmente  para os períodos de crise.😉

Mas, para alcançar isso, é preciso levantar da cadeira e estar disposto a aprender esse novo universo. E por aprender, entenda estudar, testar, testar e testar. É para isso que existem os cursos gratuitos da Academia 360, para começar a sua nova jornada com o marketing digital e trilhar o caminho do que realmente é importante aprender no início.

Surfar ou ser levado na onda digital: a escolha é sua. Na imagem, Um "cursor" de computador está em cima de uma prancha, surfando a onda.

Surfar ou ser levado na onda digital? A escolha é sua

Se você acha que a cada dia está mais difícil convencer o cliente a comprar seu produto, se você teve queda nas vendas ou está sentindo que o mercado no seu setor vai apertar, investir em marketing é uma questão de sobrevivência.

Busque entender mais sobre o assunto, todo conhecimento será fundamental para o sucesso do seu negócio. Aproveite todo o conteúdo aqui da Academia 360, ele é baseado nos sete pilares do crescimento dos negócios online e vai te ajudar muito.

Muito empreendedores e empresas ainda não entraram nessa onda e estão deixando de tirar proveito desse potencial. Seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas ou por acharem esse recurso complexo.

Nós, da Academia 360, trabalhamos para desmistificar o Marketing Digital e mostrar como ele é simples e essencial para a sua sobrevivência no mercado.

Criamos e compartilhamos conteúdos com conceitos, dicas e práticas que vão te ajudar a escapar das estatísticas e utilizar a internet como canal de comunicação e promoção de forma certeira e com retorno garantido.

Então que tal começar os estudos aqui no nosso site? Como atrair clientes e como estabelecer preços são algumas das dicas que você vai encontrar por aqui. Além, claro, de um glossário especialmente desenvolvido para te tirar dúvidas caso algum termo novo apareça.

Bons estudos! 😉

Gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre marketing digital?

A gente criou uma série de cursos, que chamamos carinhosamente da Trilha do Iniciante no Marketing Digital. Nesta trilha, você pode fazer cursos gratuitos que preparamos especialmente para guiar você nessa jornada, ensinando o que você precisa saber em cada uma das etapas.

Sem complicação, de um jeito simples para que você possa testar e avançar um passo de cada vez na sua jornada como empreendedor digital. Vem com a gente!

Tiago Moron

Scrum Master no Nutror

Formado em Ciências da Computação, com apenas 36 anos (praticamente no alvorecer da vida) esse rapaz sabujo é admirador de Tecnologia, Filosofia, Música e Literatura em geral.

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com nossos cursos gratuitos

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

Mini Vídeos Lucrativos

Quem não souber fazer vídeos para a internet acaba ficando muito para trás na hora de fazer vendas online. Aprenda a criar os seus primeiros mini vídeos de forma descomplicada, sem grandes investimentos e comece a alavancar as suas vendas.

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

Mini Vídeos Lucrativos

Quem não souber fazer vídeos para a internet acaba ficando muito para trás na hora de fazer vendas online. Aprenda a criar os seus primeiros mini vídeos de forma descomplicada, sem grandes investimentos e comece a alavancar as suas vendas.

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: