colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Como Delegar Tarefas Reduz Drasticamente o Risco de Falência do seu Negócio

Aprenda com essas 7 dicas fundamentais

 “Está na hora de dividir essa responsabilidade com outra pessoa!”. Conheço alguns líderes que ficam realmente descontentes quando ouvem essa frase. Como se, ao delegar, perdem sua autoridade, seu poder e sua liderança. 

Isso é o maior engano de todos os tempos!

A incapacidade de delegar é um dos maiores problemas dos gerentes em todos os níveis; No entanto, a delegação é uma das ferramentas mais poderosas de um negócio que alcança uma posição de sucesso.

Felizmente, as 7 dicas a seguir irão te ajudar a entender por que a delegação é uma ferramenta de poder!

Então, nesse artigo você vai aprender:

  • Por que existem líderes que não delegam (e você não deve ser um deles)
  • Porque você deve delegar tarefas
  • Como a delegação impacta sua empresa de forma positiva
  • Colaboradores e a delegação: Qual o benefício?

O maior abraço do mundo

Na ânsia em ver o negócio decolar, muitos empreendedores tentam abraçar o mundo de uma única vez e centralizam todas as operações numa única pessoa - ele mesmo.

Na grande maioria, empreendedores são líderes natos, e se existe um dever difícil aos líderes por natureza, esse dever se chama delegar tarefas. 

Compreender que, talvez, eles não sejam os únicos a executar certas funções com perfeição pode parecer algo ameaçador, principalmente pelo medo de se mostrarem incapazes no trabalho.

Para ser um grande líder não é necessário carregar para si as responsabilidades de executar todas as tarefas. Estar à frente da liderança significa que você ficou realmente bom para identificar pessoas adequadas a ponto de capacitá-las para enfrentar uma empreitada, que antes era guiada por você.

Por que alguns líderes não delegam?

Existem vários mitos e equívocos que giram em torno do ato de delegar tarefas e geram grande preocupação com a transferência do trabalho aos outros. 

Líderes muitas vezes confundem a delegação com abdicação, portanto, eles não o fazem mesmo quando precisam - e acabam desperdiçando seu tempo, bem como o tempo e os recursos da empresa. A delegação não é um sinal de fraqueza; É sinal de um líder forte.

Por que devo delegar?

Delegar tarefas vai muito além de repassar as demandas de produção para desafogar o volume de serviço. Pode ser uma chance de tornar a quantidade de tarefas mais gerenciável. 

Na verdade, delegar está ligado à confiança profissional. É um sinal claro de que os líderes respeitam as habilidades de seus parceiros e que confiam em seu empenho. 

Além disso, funcionários que se sentem reconhecidos e respeitados têm maior nível de compromisso com seu trabalho, sua organização e, especialmente, fidelidade ao seu gerente.

7 principais razões para delegar no seu local de trabalho

Dois são melhores que um!

Sabe aquele ditado “Se quer algo bem feito, faça você mesmo"? Então, esqueça! Ações à quatro mãos simplificam o trabalho, reduzem tempo e custos - e o mais importante: aumentam a produtividade e os rendimentos.

Ao não delegar, você coloca um pesado fardo sobre você mesmo. Você pode ficar tão sobrecarregado que seu funcionamento e sua saúde sofrem. Delegar o trabalho de rotina aliviará alguns dos seus estresses e lhe dará mais tempo para fazer o seu trabalho. 

É uma maneira de criar tempo para que você possa fazer com qualidade o que você faz melhor.

Desenvolver suas habilidades de gerência

Delegar tarefas permite que você tenha mais tempo para aprimorar as habilidades e capacidades em que você já é fera! Isso te ajudará a atingir objetivos em menos tempo e a estabelecer metas ainda mais ousadas a percorrer. 

Sua competência será motivo de elogios, pois a diminuição do estresse impacta diretamente no aumento da produtividade, levando o negócio a trilhar o caminho do sucesso.

Aumentar a comunicação

Delegar diminui a hierarquia entre você e os seus colaboradores. A equipe se sentirá confiante ao reconhecer que você os trouxe para o seu nível e isso facilitará a comunicação entre você e eles. Além disso, explicar tarefas e compartilhar ideias em conjunto diminui a distância entre os trabalhadores da equipe. 

O grupo será uma unidade fazendo o seu melhor para o benefício de todos!

Sucesso coletivo

Ao delegar tarefas, o sucesso é coletivo. Na imagem, o mascote da nossa empresa segura um troféu.

Ao atingir as metas estipuladas, a vitória será de toda a equipe e não apenas uma conquista individual. O sucesso coletivo fará com que o pessoal vista a camisa da empresa e encare os desafios como um verdadeiro time que vai se empenhar, cada vez mais, para quebrar barreiras e superar dificuldades.

Uma equipe eficiente

Delegar tarefas dá a sua equipe uma confiança incrível! A responsabilidade faz com que eles se sintam importantes e permite que eles se mostrem capazes de executar o que foi delegado. 

Os resultados irão te satisfazer e a aprovação será recebida pela equipe como forma de engajamento, afinal, os gerentes confiaram no time para ter sucesso nas tarefas delegadas. 

Eles sentem o desejo de aprender mais e trabalhar nas suas habilidades, pois estão expostos a mais desafios.

Preservando pessoas experientes em seu time

A delegação efetiva cria o sentimento de pertencimento aos funcionários e essa sensação os motiva a buscar novas realizações dentro da mesma empresa. Eles também vão sentir satisfação em desempenharem o seu papel, o que aumentará sua lealdade e reduzirá o risco de procurar empregos fora da empresa.

Economizar tempo

Nos dias atuais o tempo é o bem mais valioso que alguém pode ter. A delegação adequada permite que você maximize o objetivo de sua empresa - como eles dizem, "Tempo é dinheiro!". 

À medida que diminui os atrasos na realização de tarefas, e também diminui os atrasos daqueles que estão esperando por você, como gerente, você pode realizar mais ações ou tomar mais decisões. 

Portanto, um investimento no processo efetivo de delegação precisa ser visto como um investimento não apenas em sua população, mas também na saúde de longo prazo e no sucesso dos projetos da sua empresa.

O medo da delegação é uma ilusão, basta quebrar e você terá uma das maiores armas para capacitar você e sua equipe. Confie em si mesmo e em sua equipe, então eles vão te surpreender com o quanto eles podem alcançar, fazendo você chegar ainda mais longe.

A delegação é o seu caminho para o sucesso. Que tal começar hoje? Faça o seguinte:

  • Coloque em um papel todas as atividades que você realizou hoje (vale desde a ida no correio para postar um documento, até aquela conta que você pagou entre um e-mail e outro);
  • Escolha apenas três que realmente precisam ser feitas por você;
  • Faça o exercício de delegar as outras para alguém da sua equipe por uma semana.

Depois conta para a gente qual foi o resultado aqui nos comentários. 😉

Gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre marketing digital?

A gente criou uma série de cursos, que chamamos carinhosamente da Trilha do Iniciante no Marketing Digital. Nesta trilha, você pode fazer cursos gratuitos que preparamos especialmente para guiar você nessa jornada, ensinando o que você precisa saber em cada uma das etapas.

Sem complicação, de um jeito simples para que você possa testar e avançar um passo de cada vez na sua jornada como empreendedor digital. Vem com a gente!

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com os nossos cursos:

Curso Primeira Venda

Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.

Facebook Marketing

Sempre ouviu falar no Facebook mas nunca soube por onde começar para fazer campanhas? Esse curso é ideal para quem está começando a aprender tráfego pago e te dá o passo a passo para atrair mais clientes usando essa ferramenta.

Lançamento Descomplicado

O que é um Lançamento no Marketing Digital? E o que significa um Funil Perpétuo? Descubra os conceitos, quando usar e para que serve cada uma das estratégias para começar a fazer as suas primeiras vendas online. Venha aprender!

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

Mini Vídeos Lucrativos

Quem não souber fazer vídeos para a internet acaba ficando muito para trás na hora de fazer vendas online. Aprenda a criar os seus primeiros mini vídeos de forma descomplicada, sem grandes investimentos e comece a alavancar as suas vendas.

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: