“Está na hora de dividir essa responsabilidade com outra pessoa!”. Conheço alguns líderes que ficam realmente descontentes quando ouvem essa frase. Como se, ao delegar, perdem sua autoridade, seu poder e sua liderança.
Isso é o maior engano de todos os tempos!
A incapacidade de delegar é um dos maiores problemas dos gerentes em todos os níveis; No entanto, a delegação é uma das ferramentas mais poderosas de um negócio que alcança uma posição de sucesso.
Felizmente, as 7 dicas a seguir irão te ajudar a entender por que a delegação é uma ferramenta de poder!
Na ânsia em ver o negócio decolar, muitos empreendedores tentam abraçar o mundo de uma única vez e centralizam todas as operações numa única pessoa - ele mesmo.
Na grande maioria, empreendedores são líderes natos, e se existe um dever difícil aos líderes por natureza, esse dever se chama delegar tarefas.
Compreender que, talvez, eles não sejam os únicos a executar certas funções com perfeição pode parecer algo ameaçador, principalmente pelo medo de se mostrarem incapazes no trabalho.
Para ser um grande líder não é necessário carregar para si as responsabilidades de executar todas as tarefas. Estar à frente da liderança significa que você ficou realmente bom para identificar pessoas adequadas a ponto de capacitá-las para enfrentar uma empreitada, que antes era guiada por você.
Existem vários mitos e equívocos que giram em torno do ato de delegar tarefas e geram grande preocupação com a transferência do trabalho aos outros.
Líderes muitas vezes confundem a delegação com abdicação, portanto, eles não o fazem mesmo quando precisam - e acabam desperdiçando seu tempo, bem como o tempo e os recursos da empresa. A delegação não é um sinal de fraqueza; É sinal de um líder forte.
Delegar tarefas vai muito além de repassar as demandas de produção para desafogar o volume de serviço. Pode ser uma chance de tornar a quantidade de tarefas mais gerenciável.
Na verdade, delegar está ligado à confiança profissional. É um sinal claro de que os líderes respeitam as habilidades de seus parceiros e que confiam em seu empenho.
Além disso, funcionários que se sentem reconhecidos e respeitados têm maior nível de compromisso com seu trabalho, sua organização e, especialmente, fidelidade ao seu gerente.
Sabe aquele ditado “Se quer algo bem feito, faça você mesmo"? Então, esqueça! Ações à quatro mãos simplificam o trabalho, reduzem tempo e custos - e o mais importante: aumentam a produtividade e os rendimentos.
Ao não delegar, você coloca um pesado fardo sobre você mesmo. Você pode ficar tão sobrecarregado que seu funcionamento e sua saúde sofrem. Delegar o trabalho de rotina aliviará alguns dos seus estresses e lhe dará mais tempo para fazer o seu trabalho.
É uma maneira de criar tempo para que você possa fazer com qualidade o que você faz melhor.
Delegar tarefas permite que você tenha mais tempo para aprimorar as habilidades e capacidades em que você já é fera! Isso te ajudará a atingir objetivos em menos tempo e a estabelecer metas ainda mais ousadas a percorrer.
Sua competência será motivo de elogios, pois a diminuição do estresse impacta diretamente no aumento da produtividade, levando o negócio a trilhar o caminho do sucesso.
Delegar diminui a hierarquia entre você e os seus colaboradores. A equipe se sentirá confiante ao reconhecer que você os trouxe para o seu nível e isso facilitará a comunicação entre você e eles. Além disso, explicar tarefas e compartilhar ideias em conjunto diminui a distância entre os trabalhadores da equipe.
O grupo será uma unidade fazendo o seu melhor para o benefício de todos!
Ao atingir as metas estipuladas, a vitória será de toda a equipe e não apenas uma conquista individual. O sucesso coletivo fará com que o pessoal vista a camisa da empresa e encare os desafios como um verdadeiro time que vai se empenhar, cada vez mais, para quebrar barreiras e superar dificuldades.
Delegar tarefas dá a sua equipe uma confiança incrível! A responsabilidade faz com que eles se sintam importantes e permite que eles se mostrem capazes de executar o que foi delegado.
Os resultados irão te satisfazer e a aprovação será recebida pela equipe como forma de engajamento, afinal, os gerentes confiaram no time para ter sucesso nas tarefas delegadas.
Eles sentem o desejo de aprender mais e trabalhar nas suas habilidades, pois estão expostos a mais desafios.
A delegação efetiva cria o sentimento de pertencimento aos funcionários e essa sensação os motiva a buscar novas realizações dentro da mesma empresa. Eles também vão sentir satisfação em desempenharem o seu papel, o que aumentará sua lealdade e reduzirá o risco de procurar empregos fora da empresa.
Nos dias atuais o tempo é o bem mais valioso que alguém pode ter. A delegação adequada permite que você maximize o objetivo de sua empresa - como eles dizem, "Tempo é dinheiro!".
À medida que diminui os atrasos na realização de tarefas, e também diminui os atrasos daqueles que estão esperando por você, como gerente, você pode realizar mais ações ou tomar mais decisões.
Portanto, um investimento no processo efetivo de delegação precisa ser visto como um investimento não apenas em sua população, mas também na saúde de longo prazo e no sucesso dos projetos da sua empresa.
O medo da delegação é uma ilusão, basta quebrar e você terá uma das maiores armas para capacitar você e sua equipe. Confie em si mesmo e em sua equipe, então eles vão te surpreender com o quanto eles podem alcançar, fazendo você chegar ainda mais longe.
A delegação é o seu caminho para o sucesso. Que tal começar hoje? Faça o seguinte:
Depois conta para a gente qual foi o resultado aqui nos comentários. 😉
A gente criou uma série de cursos, que chamamos carinhosamente da Trilha Primeira Venda. Nesta trilha, você pode fazer cursos que preparamos especialmente para guiar você nessa jornada, ensinando o que você precisa saber em cada uma das etapas.
E o melhor de tudo, esses cursos são totalmente gratuitos! Basta acessar o link!
Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.