O mundo das vendas online não é mais uma mera tendência para idealização ao futuro.
Com a convergência digital, querendo ou não, todos estão, de alguma, forma conectados, seja em seus smartphones, tablets ou computadores. Segundo dados do IBGE, quase 60% da população brasileira possui acesso à internet.
Isso significa que existem cerca de 100 milhões de possíveis consumidores navegando diariamente pela rede.
Analisando esses dados, percebemos que o marketing digital para pequenas e médias empresas não é mais uma opção, mas uma imposição do mercado – e ignorar esses números é dispensar um público que faz toda a diferença para quem quer ganhar dinheiro.💰
Apesar dos algarismos positivos para quem pretende alavancar projetos no mercado digital, a maioria dos empreendedores acabam não conseguindo reconhecer o seu próprio negócio e perdem vendas importantes para o faturamento e desenvolvimento da empresa.
Não é à toa que a cada dez empreendimentos, seis não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade. O motivo? Erros primários, como desconhecer o seu nicho de mercado e o público. E é disso que vamos falar a seguir.
O ponto de partida para qualquer negócio é definir e segmentar em qual nicho de mercado você irá atuar e estudá-lo.
Ter total conhecimento de onde estão os seus futuros clientes é fundamental para assimilar os problemas, dúvidas, necessidades e desejos que influenciam o consumo do seu público.
Para isso, existem as definições de macro e micro nicho de mercado que são essenciais para saber onde o produto irá atuar e direcionar suas ações.
Por exemplo:
Uma empresa de produtos para cabelos desenvolveu uma linha hidratante de shampoos e condicionadores para cabelos enrolados e ressecados. O macro nicho dessa empresa é o da beleza. Já o seu micro nicho é o mercado de pessoas com cabelos enrolados.
Com o resultado dessas delimitações, você poderá atingi-lo de forma precisa em sua essência demonstrando que seus produtos ou serviços são a melhor opção para suprir as necessidades de cada um deles.
Definir seu nicho de mercado é uma ferramenta importante, mas basear todas as suas ações nas informações de um único recorte, amplo e variado, pode minar os seus esforços e estratégias em marketing digital.
Por isso, o conceito de público-alvo foi desmembrado em duas análises: a do Avatar e a da Persona.
O avatar é a descrição das características que compõem o seu público. Ele é a chave-mestra para a detecção de quem é e quais são as necessidades do seu consumidor.
As principais características para criar o seu avatar são sexo, idade, onde mora, formação, profissão, estado civil, filhos, classe social, necessidades e desejos.
Por exemplo:
Mulher, 34 anos, mora em apartamento alugado, formada em administração, trabalha com RH, é divorciada, tem um filho, pertence à classe C, precisa de mais dinheiro para complementar a renda e deseja adquirir a casa própria.
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Através de dados reais de comportamento e informações demográficas obtidos com o avatar é criado um enredo pessoal com motivações, frustrações, objetivos e dificuldades para uma personagem que representa o seu consumidor.
Essa trama permite que você possa identificar a descrição, com detalhes, daquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço. Ela será seu guia de ações nas estratégias de marketing.
Por exemplo:
Daiane tem 34 anos, é divorciada, tem um filho de 7 anos, se formou em administração e trabalha no RH em uma empresa de fabricação de janelas em alumínio.
Daiane precisa trabalhar além do seu expediente de 8 horas por dia fazendo horas extras para complementar sua renda e pagar a escola particular do seu filho.
Ela chega em casa esgotada e não tem muito tempo para cuidar da sua aparência. Desde que se divorciou, há 4 anos, passou a não se importar com seus cuidados pessoais dedicando seu tempo livre ao seu filho e tarefas domésticas.
Apesar de abrir mão dos cuidados estéticos, Daiane se incomoda por usar todos os dias o mesmo penteado para esconder os cabelos ressecados.
Daiane gostaria que algum produto de cabelo fosse eficaz na hidratação e ao mesmo tempo de ação rápida pois não pode desperdiçar seu tempo livre em atividades que não englobe a atenção ao filho e ao seu lar.
A internet trouxe a oportunidade de empresas estarem cada vez mais próximas do seu público possibilitando compreender exatamente cada passo do seu consumidor.
É sobre isso que o Eugenio Pachelle, CEO da Eduzz, conversa com alguns produtores para te dar dicas valiosas. Confira:
Não deixe de conferir este vídeo para que você possa garantir que o seu Negócio está sendo direcionado para o seu Público-Alvo. Com essas dicas, você vai conseguir aquele resultado tão esperado.
Com o mercado cada vez mais competitivo, a produção de conteúdo relevante vale ouro na web. Tenha certeza de que, antes de vender, você está entregando valor de verdade para o seu público. No próximo artigo você saberá como atrair e interagir com o seu público após encontrá-lo. Fique de olho!
A gente criou uma série de cursos, que chamamos da Trilha Venda Mais. Nesta trilha, você pode fazer cursos gratuitos que preparamos especialmente para guiar você nessa jornada, ensinando o que você precisa saber em cada uma das etapas.
Além disso, a Academia 360 é uma plataforma muito intuitiva e fácil de usar. Você pode acessar os cursos em qualquer dispositivo, a qualquer hora e de qualquer lugar. Isso significa que você pode aprender em seu próprio ritmo e no momento mais conveniente para você. Confira os cursos gratuitos neste link!
Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.