colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Como Encontrar o seu Público Comprador

Alguns erros são primários e são os principais vilões

O mundo das vendas online não é mais uma mera tendência para idealização ao futuro. 

Nesse artigo você vai aprender:

  • O que é e como identificar o seu nicho de mercado;
  • A diferença entre Avatar e Persona (e para que eles servem);
  • A importância do Marketing Digital para a sua empresa;
  • Como encontrar clientes através da internet, em uma aula ao vivo e online.

Com a convergência digital, querendo ou não, todos estão, de alguma, forma conectados, seja em seus smartphones, tablets ou computadores. Segundo dados do IBGE, quase 60% da população brasileira possui acesso à internet. 

Isso significa que existem cerca de 100 milhões de possíveis consumidores navegando diariamente pela rede. 

Analisando esses dados, percebemos que o marketing digital para pequenas e médias empresas não é mais uma opção, mas uma imposição do mercado – e ignorar esses números é dispensar um público que faz toda a diferença para quem quer ganhar dinheiro.💰

Apesar dos algarismos positivos para quem pretende alavancar projetos no mercado digital, a maioria dos empreendedores acabam não conseguindo reconhecer o seu próprio negócio e perdem vendas importantes para o faturamento e desenvolvimento da empresa. 

Não é à toa que a cada dez empreendimentos, seis não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade. O motivo? Erros primários, como desconhecer o seu nicho de mercado e o público. E é disso que vamos falar a seguir.

O Cliente está em seu Nicho de Mercado?

O ponto de partida para qualquer negócio é definir e segmentar em qual nicho de mercado você irá atuar e estudá-lo. 

Ter total conhecimento de onde estão os seus futuros clientes é fundamental para assimilar os problemas, dúvidas, necessidades e desejos que influenciam o consumo do seu público.

Para isso, existem as definições de macro e micro nicho de mercado que são essenciais para saber onde o produto irá atuar e direcionar suas ações.

Por exemplo:

Uma empresa de produtos para cabelos desenvolveu uma linha hidratante de shampoos e condicionadores para cabelos enrolados e ressecados. O macro nicho dessa empresa é o da beleza. Já o seu micro nicho é o mercado de pessoas com cabelos enrolados.

Com o resultado dessas delimitações, você poderá atingi-lo de forma precisa em sua essência demonstrando que seus produtos ou serviços são a melhor opção para suprir as necessidades de cada um deles.

Como se Comportam seus Futuros Clientes no seu Nicho?

Definir seu nicho de mercado é uma ferramenta importante, mas basear todas as suas ações nas informações de um único recorte, amplo e variado, pode minar os seus esforços e estratégias em marketing digital. 

Por isso, o conceito de público-alvo foi desmembrado em duas análises: a do Avatar e a da Persona.

Avatar, no marketing digital, não é o personagem azul das telas do cinema. Mas é uma figura muito importante para o seu sucesso no mundo online. Entenda mais na Academia 360!

O avatar é a descrição das características que compõem o seu público. Ele é a chave-mestra para a detecção de quem é e quais são as necessidades do seu consumidor. 

As principais características para criar o seu avatar são sexo, idade, onde mora, formação, profissão, estado civil, filhos, classe social, necessidades e desejos.

Por exemplo:

Mulher, 34 anos, mora em apartamento alugado, formada em administração, trabalha com RH, é divorciada, tem um filho, pertence à classe C, precisa de mais dinheiro para complementar a renda e deseja adquirir a casa própria.

E a Persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Através de dados reais de comportamento e informações demográficas obtidos com o avatar é criado um enredo pessoal com motivações, frustrações, objetivos e dificuldades para uma personagem que representa o seu consumidor. 

Essa trama permite que você possa identificar a descrição, com detalhes, daquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço. Ela será seu guia de ações nas estratégias de marketing.

Por exemplo:

A persona é o conjunto das características do seu público-alvo. Com uma persona bem definida, é possível criar uma comunicação mais assertiva para vender o seu produto ou serviço.
Daiane tem 34 anos, é divorciada, tem um filho de 7 anos, se formou em administração e trabalha no RH em uma empresa de fabricação de janelas em alumínio. 
Daiane precisa trabalhar além do seu expediente de 8 horas por dia fazendo horas extras para complementar sua renda e pagar a escola particular do seu filho. 
Ela chega em casa esgotada e não tem muito tempo para cuidar da sua aparência. Desde que se divorciou, há 4 anos, passou a não se importar com seus cuidados pessoais dedicando seu tempo livre ao seu filho e tarefas domésticas. 
Apesar de abrir mão dos cuidados estéticos, Daiane se incomoda por usar todos os dias o mesmo penteado para esconder os cabelos ressecados. 
Daiane gostaria que algum produto de cabelo fosse eficaz na hidratação e ao mesmo tempo de ação rápida pois não pode desperdiçar seu tempo livre em atividades que não englobe a atenção ao filho e ao seu lar.

A Importância do Marketing Digital

A internet trouxe a oportunidade de empresas estarem cada vez mais próximas do seu público possibilitando compreender exatamente cada passo do seu consumidor. 

É sobre isso que o Eugenio Pachelle, CEO da Eduzz, conversa com alguns produtores para te dar dicas valiosas. Confira:

 

Não deixe de conferir este vídeo para que você possa garantir que o seu Negócio está sendo direcionado para o seu Público-Alvo. Com essas dicas, você vai conseguir aquele resultado tão esperado.

Com o mercado cada vez mais competitivo, a produção de conteúdo relevante vale ouro na web. Tenha certeza de que, antes de vender, você está entregando valor de verdade para o seu público. No próximo artigo você saberá como atrair e interagir com o seu público após encontrá-lo. Fique de olho!

Gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre marketing digital?

A gente criou uma série de cursos, que chamamos carinhosamente da Trilha do Iniciante no Marketing Digital. Nesta trilha, você pode fazer cursos gratuitos que preparamos especialmente para guiar você nessa jornada, ensinando o que você precisa saber em cada uma das etapas.

Sem complicação, de um jeito simples para que você possa testar e avançar um passo de cada vez na sua jornada como empreendedor digital. Vem com a gente!

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com os nossos cursos:

Curso Primeira Venda

Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.

Meu Primeiro Produto Digital

O treinamento definitivo e gratuito com todas as dicas que você precisa saber, desde o planejamento até a criação do seu primeiro produto para vender na internet. Vem aprender!

Escrevendo Sua Primeira Oferta

Neste curso gratuito com 3 aulas práticas, André Cia ensina quais são os segredos das ofertas que têm maior taxa de conversão, resultando em mais vendas para você tanto como produtor ou como afiliado. Inscreva-se gratuitamente e comece agora mesmo!

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

Mini Vídeos Lucrativos

Quem não souber fazer vídeos para a internet acaba ficando muito para trás na hora de fazer vendas online. Aprenda a criar os seus primeiros mini vídeos de forma descomplicada, sem grandes investimentos e comece a alavancar as suas vendas.

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: