colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

É um Empreendedor Digital Iniciante? Comece Por Aqui!

Temos 6 Conselhos e um Curso Grátis para Você Começar com o Pé Direito

O espírito empreendedor tem tomado o Brasil. Atualmente, essa modalidade de trabalho tem atraído cada vez mais pessoas que querem trabalhar para si, ter a sua própria liberdade, fazer seus próprios horários, montar equipes e aumentar as possibilidades de retorno financeiro com sua habilidades.

Essa jornada, porém, é um grande desafio, ainda mais no início. Pois sabemos que empreender com sucesso vai muito além de apenas lançar um negócio no mercado.

Empreender é fazer um negócio dar certo e se manter sustentável ao longo do tempo, o que exige dedicação, foco e organização.

Por isso, para quem ainda está engatinhando no mercado e estudando seus primeiros passos na criação de um negócio próprio, a falta de experiência pode ser uma grande vilã.

Se você é um desses candidatos a empreendedor ou está entrando agora no mercado, com certeza já deve ter pensado nos riscos e incertezas que fazem parte desse caminho.

Para te ajudar a vencer algumas das dificuldades mais comuns nesse início de jornada, separamos seis dicas que com certeza farão a diferença na sua atuação no mercado e também na sua motivação. Vamos lá?

 

Neste artigo você vai aprender:

  • A conhecer suas capacidades e diferenciais que podem ser a chave para o sucesso;
  • A olhar para o futuro para ser ajudado no presente;
  • Que cuidar do seu tempo é cuidar do seu negócio.

Conheça o seu próprio perfil como empreendedor e quais as suas responsabilidades

O primeiro cuidado que todo empreendedor deve ter antes de se aventurar no mercado digital é conhecer seu próprio perfil e capacidades.  Afinal, é essencial que você saiba quais são os seus pontos fortes e fracos para saber o que você pode ou não fazer.

Negócios baseados em pontos fortes e talentos com certeza terão mais chances de sucesso no mercado. Por isso, antes de entrar em campo, você deve se perguntar “No que sou bom?”, “Quais são os papéis que terei que exercer como dono de uma empresa?“, “Estou apto para todas as tarefas envolvidas na gestão de um negócio?”.

Um empreendedor deve tomar decisões e apontar para onde vai o seu negócio, deve administrar a empresa e acompanhar todos os processos envolvidos em sua atividade e também colocar a mão na massa para executar o trabalho. Isso, porém, é muito difícil de se fazer sozinho e de forma eficiente.

Reconhecer suas responsabilidades é o que vai definir como será estruturado o seu negócio. Quanto mais você conhecer sobre si, mais fácil será decidir onde pisar, perceber quando tomar cuidado e quando buscar ajuda.

Quando não se conhece o próprio perfil, fica difícil enxergar as oportunidades que aparecem para você e o seu negócio.

Boa parte dos empreendedores que são bem-sucedidos hoje são aqueles que sabem o que fazem bem e identificaram o que não têm capacidade ou talento para fazer - para isso, delegam tarefas ou contratam pessoas.

Esse reconhecimento possibilita ao empreendedor identificar quando se deve pedir ajuda ou correr atrás do desenvolvimento de habilidades.

Peça ajuda para quem sabe do assunto

Umas das habilidades mais importantes que um empreendedor precisa ter é uma boa comunicação. Não só com os clientes e colaboradores, como você deve ter pensado, mas com o seu mercado de atuação.

Uma boa rede de contatos para trocar experiências é essencial para quem quer empreender.

Pessoas reclusas e que gostam de trabalhar totalmente sozinhas, quando não são autodidatas, dificilmente aprendem coisas novas. E até mesmo quem é autodidata precisa ter um círculo de pessoas para compartilhar conhecimento e se manter sempre em evolução. Se você é um empreendedor de primeira viagem, não tenha vergonha de pedir ajuda e buscar pessoas mais experientes ou em condições parecidas com a sua para auxiliá-lo.

Por isso, o recomendado é que você acompanhe grupos de discussão em redes sociais e esteja inserido um comunidades que tenham sinergia com o seu negócio e objetivos. Além, claro, de procurar manter uma rede de relacionamento com quem sabe do assunto e está mais a frente no seu ramo.

Alguns grupos que a gente recomenda fortemente que você faça parte são esses:

Grupo de Afiliados da Eduzz;

Grupo de Produtores da Eduzz;

Grupo da Academia 360.

Esses grupos no Facebook vão te colocar em contato com muita gente que, assim como você, está trilhando esse caminho promissor no marketing digital. Além disso, eles também são um espaço valioso para tirar dúvidas, compartilhar resultados e trocar experiências. Aproveite!

Um bom networking pode ser uma ótima fonte de conhecimento e também uma oportunidade para encontrar exemplos e mentores que te ajudarão a acelerar seu crescimento.

Mesmo que você conheça muito bem seu mercado e se considere um expert no seu ramo de atuação, é impossível saber de tudo de forma completa.

Então tenha como hábito o estudo e a busca por informações e tendências. Essa prática vai te manter atualizado sobre o funcionamento e obstáculos do seu ramos de atuação.

Identifique qual é o diferencial do seu negócio

Se destacar no mercado não é uma tarefa fácil, e para isso você terá que encontrar um diferencial para a sua empresa. Hoje, no mercado digital, a forte concorrência exige aperfeiçoamento constante  e uma visão muito boa sobre tendências e rumos de mercado.

Quando você decide pelo seu nicho e encontra algo que o que só você pode oferecer, o cliente é fidelizado e o seu negócio cresce.

Para isso acontecer, porém, é necessário encontrar um critério real de diferenciação e consolidá-lo junto à sua marca.

Quando for escolher o seu nicho, é importante que você ofereça serviços e condições únicas para solucionar as dores dos seus clientes. Essas soluções, inclusive, devem ser o norte dos seus produtos.

Você precisa ser uma autoridade naquilo em que sua empresa está envolvida. Se você identificar uma necessidade não solucionada pelo mercado, essa é a sua brecha para consolidar os diferenciais do seu negócio.

O importante é oferecer mais do que produtos, é preciso oferecer experiências completas aos clientes. Quando o consumidor tem um problema específico e a sua empresa o compreende e ajuda a resolver esse problema, ele se sente valorizado.

Quando o cliente percebe a preocupação da empresa com esses detalhes, acaba criando um laço afetivo com a empresa.

Isso tudo, porém, só funciona quando o seu consumidor percebe esse valor. Por isso, além de buscar o seu diferencial, você deve evidenciá-lo sempre que possível para atrair mais clientes.

Fique atento e faça questão de apresentar os seus pontos fortes em sua comunicação.

Planejar é prevenir

Planejamento no marketing digital

Todo mundo que quer empreender sabe que começar um negócio do zero não é tarefa fácil. Por isso, um bom planejamento no começo dessa jornada pode ser muito útil para evitar possíveis problemas futuros.

Segundo o cenário observado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje, a cada dez empresas abertas no Brasil, seis abandonam o mercado após cinco anos de atividade.

Sendo que, dessas empresas, um terço fecha em dois anos, menos da metade do período previsto! Tudo isso por problemas de planejamento ao entrar no mercado.

Para fugir dessas estatísticas, planejamento deve ser a palavra de ordem de qualquer empreendedor que queira sobreviver ao mercado.

Por isso, para seguir nessa jornada sem surpresas, é preciso que você desenvolva um bom plano de negócios, levando em consideração ações de curto, médio e longo prazo.

Esse é um documento que te ajudará a nortear seus passos, para que suas ações possam ocorrer da melhor maneira possível. Ele é o seu guia para todos os momentos.

É importante reconhecer o tempo necessário para que o seu negócio decole, não adianta ter pressa. Seja realista e valorize cada estágio do seu planejamento.

Um bom plano de negócios é fruto de um estudo de mercado, demandas financeiras, fluxo de caixa, previsão de vendas e muitos outros detalhes que serão cruciais para que o seu negócio ande.

Então fique ligado e organize as suas ideias e objetivos. O mercado não é o melhor lugar para investir seu dinheiro com improvisos. Planeje-se e o seu caminho será mais fácil.

Gerencie o seu tempo, ele também é recurso

Uma das coisas mais preciosas que você terá que cuidar no seu negócio, além de todo o dinheiro investido, claro,  é seu o tempo. Empreendedores que não gerenciam bem o seu próprio tempo estão sempre mais próximos do fracasso do que quem entende o quão valioso é esse recurso.

Por isso, uma das coisas mais preciosas que você terá nessa jornada empreendedora, e que deverá dar a devida atenção, é o seu tempo.

É importante que você saiba o que é prioridade, para escolher bem onde investi-lo e ter o foco necessário sem que isso atrapalhe os resultados do seu negócio.

É necessário saber em quais atividades investi-lo, ou seja, ter foco naquilo que efetivamente trará resultado para o negócio.

Ser produtivo pode ser um grande desafio quando se está distraído com outras coisas, ou até mesmo com o tanto de informação que chega até você ao mesmo tempo. Muitas dessas distrações, inclusive, são coisas que não trarão qualquer retorno significante.

Uma má gestão do seu tempo pode resultar em sobrecarga de tarefas e outros problemas. Quando estamos entrando no mercado, com toda a energia e empolgação que esse momento causa, nos enxergamos como pessoas multitarefas, o que nem sempre é algo positivo para o seu rendimento.

Focar em uma tarefa de cada vez gera resultados muito melhores do que se preocupar com tudo. Isso, além de ser mais saudável para você é o seu negócio, é o que vai garantir a sua qualidade de vida e também dos seus serviços.

A sobrecarga gera ansiedade, o que pode te paralisar e impedir de fazer o sucesso que tanto espera.

Não desista, não há sucesso sem persistência

Você provavelmente enfrentará momentos em que a desistência parecerá o melhor caminho. Mas não se desanime caso as coisas não saiam como o planejado. 👊

Nenhum grande empreendedor alcançou o sucesso sem cometer erros. Erros esses que levaram muitos deles à falência enquanto descobriam o seu caminho para o sucesso.

Tenha bom senso e não insista em coisas que já se mostraram inadequadas para o mercado. Seja teimoso - aliás, persistente -, mas com as coisas certas.

Aprenda com seus próprios erros para não repeti-los e continue melhor do que quando começou.

Quando não se tem o foco necessário em seus objetivos, os obstáculos sempre parecerão maiores do que são. O empreendedor que só tem olhos para os pontos negativos deixa as oportunidades passarem sem notar, pois está focado no lugar errado.

Nessa jornada você pode ter uma visão otimista ou uma visão pessimista a respeito das suas decisões. Quem olha pelo lado positivo, enxerga possibilidades. Já na visão pessimista, as limitações ganham destaque.

Por isso a nossa dica é a seguinte: persistência e foco no objetivo.

Concluindo...

Empreender vai exigir muito estudo e dedicação - o caminho natural para qualquer empreendedor digital de sucesso. 

Esperamos que essas dicas te ajudem a entender um pouco mais sobre as responsabilidades que essa jornada exige e te inspirem a continuar nesse caminho com os cuidados necessários.

Para te ajudar ainda mais!

A gente criou uma série de cursos, que chamamos carinhosamente da Trilha do Iniciante no Marketing Digital. Nesta trilha, você pode fazer cursos gratuitos que preparamos especialmente para guiar você nessa jornada, ensinando o que você precisa saber em cada uma das etapas.

Sem complicação, de um jeito simples para que você possa testar e avançar um passo de cada vez na sua jornada como empreendedor digital. Vem com a gente!

Continue aprendendo!

  • Introdução ao Marketing Digital

    Você sabia que 80% dos seus resultados vêm de 20% dos seus esforços? É por isso que, no início, é importante ter bem definido o que é prioridade para o seu negócio online ter sucesso. Aprenda o que é essencial no início da sua jornada.

    Acesse Agora
  • Curso Primeira Venda

    Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.

    Acesse Agora
  • Meu Primeiro Produto Digital

    O treinamento definitivo e gratuito com todas as dicas que você precisa saber, desde o planejamento até a criação do seu primeiro produto para vender na internet. Vem aprender!

    Acesse Agora

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Não entre na guerra pelo menor preço com o concorrente. Aprenda o jeito inteligente de ajustar os seus preços levando em consideração o que realmente importa.

Não entre na guerra pelo menor preço com o concorrente. Aprenda o jeito inteligente de ajustar os seus preços levando em consideração o que realmente importa.

Se o seu cliente clica no botão de comprar, mas não preenche os dados para efetivar a compra, você está deixando alguns pontos importantes de lado. Saiba mais!

Se o seu cliente clica no botão de comprar, mas não preenche os dados para efetivar a compra, você está deixando alguns pontos importantes de lado. Saiba mais!

Encontrar clientes deve é o maior desafio das pequenas e médias empresas. Alguns cuidados são fundamentais antes de entrar em campo, descubra alguns deles aqui.

Encontrar clientes deve é o maior desafio das pequenas e médias empresas. Alguns cuidados são fundamentais antes de entrar em campo, descubra alguns deles aqui.

Mini Vídeos Lucrativos

Quem não souber fazer vídeos para a internet acaba ficando muito para trás na hora de fazer vendas online. Aprenda a criar os seus primeiros vídeos de forma descomplicada, sem grandes investimentos e comece a alavancar as suas vendas.

Facebook Supremo

Os grandes anunciantes que têm resultados fora da curva no Facebook dominam algumas práticas que não são faladas abertamente para o público. Esta é a sua grande chance de aprender, em detalhes, o que fazer e como aumentar os seus ganhos no Fb Ads.

Otimização e Escala no Facebook Ads

Os grandes anunciantes que têm resultados fora da curva no Facebook dominam algumas práticas que não são faladas abertamente para o público. Esta é a sua grande chance de aprender, em detalhes, o que fazer e como aumentar os seus ganhos no Fb Ads.

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: