ESPECIAL PUBLICITÁRIO

7 Dicas de Design para Quem Não É Designer Arrasar no Conteúdo Visual

Como Criar uma Imagem Amigável para a Comunicação do seu Negócio

Dizem que uma bela embalagem não é garantia de que um produto seja bom. Porém, se ela não for bonita, como fazer com que as pessoas se interessem em ver o que há ali dentro? O mesmo acontece com as campanhas de marketing digital.

Por isso, vale a pena dedicar uma atenção a mais à criação de suas imagens, usando ferramentas de design para quem não é designer. Assim você pode sempre apresentar um conteúdo visual que agregue valor à sua marca, produto ou serviço — e o melhor, sem depender de ninguém!

Cá entre nós, dá muito mais trabalho atrair atenção para qualquer tipo de comunicação quando a aparência não ajuda. De nada adianta elaborar textos e estratégias incríveis se o visual não refletir a qualidade do que você deseja promover.

Agora, se você pode contar com uma ferramenta inteligente, fica fácil alimentar seus canais de comunicação com imagens impactantes e bem-acabadas. E isso vai gerar interesse em seu conteúdo, além de tomar menos tempo do que você imagina...

Então não deixe de seguir nossas dicas para arrasar em comunicação visual, mesmo que você não seja um profissional de design.

Passo a Passo do Design para Quem não é Designer

1. Pense em desenvolver um visual amigável e profissional

O impacto da imagem é instantâneo. Ela mexe com as emoções e transmite conceitos complexos num piscar de olhos: seus clientes formarão uma primeira impressão sobre a sua marca em apenas 50 milissegundos.

Afinal, até uma postagem nas Stories do Instagram, que somente fica no ar por 24 horas, pode revelar muito sobre o estilo do produto ou serviço que você oferece.

Por exemplo, digamos que você vá fazer uma promoção de descontos no Facebook. Por mais que esta rede social seja muito popular, nem sempre dá para criar algo que viralize e permaneça visível por muito tempo entre os posts da galera, certo?

Com a criação de postagens mais harmônicas e agradáveis aos olhos, é possível dar o tom amigável que você deseja, aumentando o alcance e a visibilidade da sua mensagem.

Sendo assim, evite usar fotos de baixa qualidade e trabalhar com aquelas ferramentas que já vêm instaladas em todos os computadores. Dê um passo além e concentre a produção visual de seu conteúdo em uma plataforma online com bons recursos. A boa notícia é que existem várias opções excelentes e gratuitas.

Dependendo da plataforma escolhida, isso vai possibilitar, inclusive, que você faça edições pelo celular e ganhe ainda mais agilidade para criar seus posts — aproveitando os melhores momentos para interagir com seu público. Sem falar na grande variedade de imagens de alta resolução que você pode encontrar à disposição gratuitamente na própria plataforma.

Clique aqui para editar este modelo gratuito de anúncio para Facebook

2. Parece Clichê, Mas isso é Infalível: Exercite sua Imaginação

Antes de começar sua busca nos diversos recursos de design disponíveis, dedique algum tempo para organizar as ideias e chegar a um conceito visual. Pode ser que você já tenha um logo, um estilo de fonte ou paleta de cores associada à marca.

Mas que tal expandir esse entendimento, montando um painel de inspiração e referências?

Você pode separar imagens de todo o tipo, pensando no que desperta as sensações que você deseja provocar com os seus materiais. Também é interessante determinar alguns elementos que você NÃO considera apropriados para as criações, evitando passar alguma impressão errada.

Uma forma certeira de fazer esse levantamento é pesquisando palavras-chave para checar quais são os resultados coerentes com a mensagem que pretende passar.

Se você fizer essa busca diretamente no Canva, uma das principais plataformas de design para não designers, já terá acesso a diversos estilos com as características mais relevantes para seu tipo de conteúdo — incluindo uma porção de recursos e imagens gratuitas.

Aí é só começar a trabalho pensando no que você favoritou. Tudo bem intuitivo!

3. Procure Tornar seu Conteúdo Memorável

Ao concluir a etapa anterior, você vai ter uma boa ideia de como seus designs devem parecer e como devem ser sentidos por seu público. Aproveite esses elementos para criar um mood board para orientar a criação de seus designs.

O mood board é um painel de referências selecionadas para determinar um estilo a ser seguido. Esse tipo de recurso, também conhecido como painel semântico, é utilizado para diversas finalidades, como desenvolvimento de coleções de moda, estudos com materiais de decoração etc.

No caso da criação de designs online, é interessante montar seu mood board dentro da própria plataforma de design escolhida — assim você já descobre intuitivamente como usar os recursos para fazer a colagem de imagens relevantes ao seu conteúdo.

O mais importante é que o painel transmita a essência do que você deseja divulgar, além de destacar seu diferencial em relação à concorrência. Isso porque uma fácil identificação visual é algo que ajuda — e muito — a consolidar a autoridade dos conteúdos.

Sabe quando você vê uma foto e logo reconhece o estilo do fotógrafo? Ou quando você vê um post em uma rede social e logo associa a uma marca específica? Essa é a ideia.

Ninguém melhor do que você para saber o que pode ser memorável em sua comunicação. Então, eleja os elementos visuais que combinam esteticamente com seu conceito.

Pode ser uma combinação impactante das cores do seu site, ou o contraste, uma forma, um filtro usado em todas as suas imagens… quem dá o tom é a sua criatividade e a linha visual que você deseja seguir!

design para quem não é designer com o canva. Saiba mais na Academia 360
Clique aqui para editar este modelo gratuito de moodboard

4. Ganhe Tempo com a Personalização de Modelos

Você está com prazos apertados demais para se dedicar totalmente à comunicação visual de sua empresa? Então talvez seja melhor partir para soluções mais rápidas.

Procurar os formatos e dimensões corretas para cada arte pode tomar um tempo precioso. Por isso, prefira as plataformas de design que já oferecem modelos prontos — também conhecidos como templates.

Esses modelos já têm as dimensões adequadas para designs com diferentes propósitos de utilização. E, claro, você também tem à disposição inúmeras possibilidades de customização para deixar cada projeto do jeito que desejar.

5. Mantenha a Consistência do Visual

Além de exercitar a criatividade e afinar o estilo de sua comunicação para criar designs com imagens memoráveis, é importante manter uma certa harmonia entre todos materiais que produzir.

Assim você tem tudo que precisa para promover interação com seu público nas mais diversas ações, seja através de landing pages, postagens de blog ou redes sociais e nos mais diversos tipos de campanha online... e até offline! Sim, porque quando o design tem a qualidade certa, também pode ser usado em uma infinidade de materiais impressos.

Mas uma das principais vantagens de manter a consistência visual é que isso torna o marketing orgânico muito mais efetivo.

Quando você publica um post que atrai seguidores no Instagram, por exemplo, você também está apresentando todo seu conceito para esse novo público através das imagens em sua timeline. Um design facilmente identificável promove sua marca, produto ou serviço num piscar de olhos!

Clique aqui para editar este modelo gratuito de Story do Instagram

6. Mantenha o Trabalho Organizado e Facilmente Acessível

Centralizar a criação de seu conteúdo visual é algo que ajuda muito a manter a consistência — sem falar na praticidade do acesso rápido a diversas versões de seus materiais.

Algumas plataformas ajudam você a tornar essa organização ainda mais eficiente através de recursos focados em quem as utiliza para trabalhar. É possível, por exemplo, salvar seu kit de marca ou redimensionar seus materiais de forma instantânea.

Essas ferramentas avançadas são úteis para quem deseja aprimorar o branding e manter a consistência das publicações sem perder tempo. Com isso, você pode aproveitar aquele post que está bombando no Instagram e ajustá-lo rapidinho ao melhor formato para visualização no Pinterest... ou para promovê-lo em outras mídias.

7. Inove e Surpreenda… Sempre!

Certamente a sua marca, produto ou serviço já conta com concorrência no mercado. Isso você pode — e deve — medir, analisar, conhecer e enfrentar! Agora, você consegue imaginar qual o tamanho da concorrência entre conteúdos no meio digital?

É preciso ter muita criatividade e um bom apelo visual para fazer com que seu público-alvo pare de deslizar as telas de seus celulares ou pare os olhos nos monitores por algum tempo.

Por isso, é preciso manter o frescor de seu conteúdo visual. Ou seja, inovar sua comunicação e embarcar nas tendências antes que elas se tornem saturadas.

Como?

Em primeiro lugar, agindo rápido. A boa notícia é que as melhores plataformas de design podem ser usadas em celulares e tablets, além do computador.

A outra estratégia é "pensar fora da caixa" e, de tempos em tempos, criar peças diferentes e chamativas, como animações, infográficos e até memes com aqueles temas ‘top’ do momento.

Concluindo...

Ao concentrar sua criação de imagens em uma plataforma de design para quem não é designer, você pode dar um verdadeiro upgrade na comunicação da marca, produto ou serviço.

Isso vai trazer mais autonomia e agilidade para a produção de conteúdo, deixando todo o visual com aspecto profissional — mesmo que você não tenha experiência ou não possa contar com um designer.

E o melhor de tudo é que a ‘embalagem’ do que for oferecido a seu público vai ter mais qualidade e estar em sintonia com todo o seu conceito!

Canva

O Canva é uma plataforma de design intuitiva e fácil de usar, pensada para quem não tem experiência na área. Com a nossa biblioteca de recursos gráficos e modelos de design personalizáveis, seus materiais ficam com visual profissional em questão de minutos. Registre-se e comece a criar!

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

No items found.

Continue aprendendo com os nossos cursos:

Tráfego Orgânico com Mídias Sociais

Existe uma forma de você construir a sua autoridade e fazer vendas online através das redes sociais. Neste curso rápido e prático, a Ana Tex, que é especialista em Novas Mídias, te ensina as estratégias e técnicas mais eficazes.

Escrevendo Sua Primeira Oferta

Neste curso gratuito com 3 aulas práticas, André Cia ensina quais são os segredos das ofertas que têm maior taxa de conversão, resultando em mais vendas para você tanto como produtor ou como afiliado. Inscreva-se gratuitamente e comece agora mesmo!

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

Pocket

Os 7 Pilares dos Negócios Online

Descubra como atrair mais clientes, aumentar as vendas, multiplicar os lucros e alavancar o seu negócio com estratégias fáceis de aplicar.

Baixar

    Pocket

    Os 7 Pilares dos Negócios Online

    Descubra como atrair mais clientes, aumentar as vendas, multiplicar os lucros e alavancar o seu negócio com estratégias fáceis de aplicar.

    Baixar

SWEETLIS

Os 7 Pilares dos Negócios Online

Descubra como atrair mais clientes, aumentar as vendas, multiplicar os lucros e alavancar o seu negócio com estratégias fáceis de aplicar.

Baixar

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Automação de Marketing

Já pensou como seria criar um sistema que fizesse o serviço de comunicação pesada enquanto você cuida de outras prioridades? Nosso mestre Dan Palmieri ensina como automatizar o envio de e-mails e atingir clientes de uma maneira diferenciada.

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: