Como vimos em outro artigo aqui da Academia 360, "preço" e "valor" não são sinônimos. São termos diferentes e com grande influência no que chamamos de precificação.
É uma tarefa na qual grande parte dos empreendedores enfrentam dificuldades. Pois são tantos detalhes para dar atenção que acabam aparecendo dúvidas se o preço estabelecido é realmente justo e competitivo.
Levando em conta que você já entendeu a diferença entre preço e valor, como fazer para precificar o seu produto? Você sabe fazer isso corretamente e quais fatores levar em conta na hora de criar seu orçamento?
Antes de determinar o preço do seu produto, esqueça por um momento a guerra silenciosa pelo menor preço que provavelmente você vive hoje com o seu concorrente.
É preciso analisar as despesas envolvidas em sua produção primeiro, daqui a pouco a gente fala sobre os valores cobrados pela concorrência.
Você até pode estimar uma margem de lucro menor, caso queira vender mais barato que a concorrência. Mas deve pensar também em nossas dicas sobre agregar valor e como se posicionar no mercado.
Claro que toda empresa tem custos fixos e variáveis que devem entrar nessa conta. Se possível, você deve criar uma tabela própria, que contenha também seus custos, despesas operacionais e o sistema tributário do seu ramo.
Esse é o preço de venda líquido do seu produto, o que chamamos de núcleo duro. Ele é a primeira etapa do seu processo de precificação. Mas e depois, como calcular seu lucro e ajustar um valor correto e justo? Para essa etapa, você deve levar em conta o seu posicionamento no mercado.
A precificação de produtos não é baseada apenas em cálculos matemáticos, mas sim na capacidade do cliente fazer um bom julgamento sobre sua empresa e produto.
Como você está inserido no mercado? Você oferece diferenciais em sua marca, processos de entrega e atendimento que justifiquem seus preços?
Para entender isso, é preciso levar em conta como a sua empresa projeta seus produtos e sua própria imagem para o seu público-alvo.
A análise do posicionamento é indispensável para avaliar o destaque da imagem da empresa e o quanto eles podem esperar de você. Essa análise também pode ser obtida por uma fórmula simples, sem números, mas com pontos importantes.
Como você está inserido no mercado? Você oferece diferenciais em sua marca, processos de entrega e atendimento que justifiquem seus preços?
A sua empresa oferece esses itens ao seu cliente? O seu cliente entende o valor e a experiência do seu produto ou serviço? Você oferece conteúdo que eduque seus clientes a entender seus preços?
E mais: você está focando os seus esforços em encontrar os clientes que estão dispostos a pagar pelo preço que vale o seu produto ou serviço?
Se a sua resposta for positiva, pode ser interessante aumentar o seu preço, que pode ser até maior que o da concorrência, a fim de oferecer alguma vantagem ao cliente.
O preço define como você se mostra para o mercado. Ao praticar um valor muito baixo, você pode deixar o cliente desconfiado em relação à qualidade do seu produto.
O contrário também é negativo, com um preço muito alto a concorrência pode levar a melhor, então tenha bom-senso e a certeza de que o seu cliente entenda e confie em seus preços e serviços.
Além disso, você também deve analisar o perfil do seu cliente e se ele está disposto a pagar o quanto você vai cobrar.
Todos esses detalhes precisam ser considerados na hora de enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Faça as contas que apresentamos e invista cada vez mais em seu posicionamento.
Uma empresa bem posicionada justifica seus preços e garante a satisfação dos seus clientes. Fique de olho na concorrência, mas também no mercado e na imagem do seu negócio. Esse é o segredo de um bom preço!
Sua empresa não tem os fatores necessários para um bom posicionamento? Você pode aprender um pouco mais sobre como o marketing digital pode te ajudar a se destacar no mercado, confira neste artigo.
Não perca mais tempo e dê um impulso à sua carreira no Marketing Digital com a Academia 360! De cursos básicos a avançados, você pode encontrar tudo o que precisa, acesse este link para conferir nosso cursos 100% gratuitos!
Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.