colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Como Competir Com Um Concorrente Gigante

Deixe sua empresa competitiva e derrote o Golias dos negócios!

Uma das maiores dificuldades de quem empreende é lutar contra os grandes concorrentes. Para todos os lugares que você olha, lá estão eles.

Então o que você pode fazer para superar a concorrência e obter mais clientes? Em 500 A.C. Sun Tzu, general, estrategista e filósofo já tinha a resposta para o questionamento acima: "Conhece-te e conhece o teu inimigo. Mil batalhas, mil vitórias".

Neste artigo você vai aprender:

  • Identificar os aspectos positivos de mercado para o seu pequeno empreendimento
  • Que tamanho não é documento, principalmente no universo dos negócios.
  • Como destacar os pontos fortes do seu negócio e sair na frente de empresas gigantes.

A competição é uma parte natural da vida de qualquer pequeno e médio empresário. No entanto, competir pode ser assustador quando você briga com um concorrente muito maior e mais poderoso que você.

Seja na guerra ou no negócio, a chave para o sucesso é conhecer sua concorrência e entender os obstáculos que você precisa superar. Por exemplo, você sabe quem é o seu maior concorrente? 

Você sabe quem ou o que está roubando a atenção de seus clientes potenciais e impedindo a compra de seus produtos ou serviços?

As grandes corporações têm diversas vantagens sobre o seu negócio, afinal, eles têm uma marca reconhecida pelo público e podem facilmente investir dinheiro em publicidade para manter essa vantagem.

Eles podem comprar material em grande escala para diminuir o preço da venda final, usar seus recursos para comprar melhores equipamentos e aprimorar suas técnicas de vendas rapidamente. Então, como você pode competir? 

 

Bem, as pequenas empresas também possuem suas próprias vantagens, como velocidade, relacionamentos com clientes e confiança, entre outros.

Em 2015, uma pesquisa realizada no Brasil, mostrou que mais da metade dos consumidores escolhem empresas familiares na hora de fazer as compras.

Então, neste tutorial, você aprenderá algumas estratégias que você pode usar para competir com os grandes concorrentes do seu ramo em um nicho de sucesso para crescer de forma extraordinária!

Seja rápido

Claro, as grandes empresas têm grandes recursos. Mas você sabe o que mais eles têm? Grande burocracia! Em outras palavras, os processos são lentos. 

E se há algo que os clientes odeiam, é um serviço lento.Aplique em sua empresa a cultura das ações relâmpago: responda e-mail rapidamente, adiante a entrega de produtos ou serviços e capacite o pessoal técnico para tomar decisões no local.

As grandes empresas raramente são construídas para serem rápidas, então use essa fraqueza para sua vantagem ao criar o DNA da sua empresa.

Clientes fiéis

Uma poderosa ferramenta para manter seus melhores clientes é oferecer recompensas específicas. Uma estratégia comum é o cartão fidelidade, usado por vários varejistas e empresas de serviços.

Observe só a popularidade dos programas de viagens oferecidos por companhias aéreas, onde você ganha descontos ou viagens gratuitas ao aumentar sua milhagem.

Os clientes ficam incrivelmente vinculados aos programas de compras e, muitas vezes, continuam a comprar ou usar um produto ou serviço, mesmo que os preços do competidor sejam menores. As pessoas simplesmente gostam de receber tratamento especial!

Seja focado em um nicho

Algumas empresas falham no início porque tentam entregar mais variedade do que conseguem atender.

Já as empresas pequenas se beneficiam de fornecer produtos ou serviços de nicho, se concentrando nas coisas em que são melhores e tornando-se especialistas em um determinado campo.

Gráfico de pizza sobre nicho de mercado

Se sua empresa está tendo problemas para competir com grandes empresas, então vale a pena analisar se você está apresentando muito e entregando pouco e se você se beneficiaria de especificar ainda mais qual é o seu nicho.

Abrace a causa do cliente 

Uma das maiores vantagens da vida como proprietário de uma PME é que você vive e respira o que faz.

Você está dentro do negócio todos os dias, está sempre falando com os clientes e ouvindo sobre ele e suas dores. Isso lhe dá uma oportunidade para resolver os principais problemas que estão falando.

Oferecer suporte e feedback em tempo real são pontos em que marcas maiores têm muito mais dificuldade em atender.

Agilidade nas informações

Quando você é pequeno, você é ágil. Você tem a oportunidade de reagir ao que você vê acontecendo no mercado.

Você pode alterar seus planos com base no que seus clientes estão lhe dizendo ou você pode procurar parcerias ou vínculos oportunos com o que você está fazendo. Negócios grandes não têm esse luxo. Leva tempo para que a publicidade seja criada, seja aprovada e seja enviada.

É preciso tempo para rejeitar, editar e, em seguida, aprovar uma nova mensagem que a empresa deseja entregar. Geralmente esse processo precisa passar por várias pessoas no processo de decisão e, muitas vezes, quando aprovado, a mudança já não faz sentido.

Embora seja difícil para as pequenas empresas competir com os gigantes, especialmente em uma economia difícil, não é impossível que uma pequena empresa seja bem sucedida.

A diferença que fará você ganhar essa batalha está em desempenhar os pontos fortes que você tem como uma empresa menor, desde agilidade de negócios até níveis pessoais de serviço.

Concentre-se nesses aspectos positivos, e você certamente achará que as pessoas estão abertas para continuar sendo clientes fiéis ao seu pequeno negócio.

 

Gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre marketing digital?

A gente criou uma série de cursos, que chamamos carinhosamente da Trilha do Iniciante no Marketing Digital. Nesta trilha, você pode fazer cursos gratuitos que preparamos especialmente para guiar você nessa jornada, ensinando o que você precisa saber em cada uma das etapas. Lá dentro tem um curso, inclusive, ensinando dicas importantes sobre como usar o Whatsapp para gerar vendas no seu negócio.

Sem complicação, de um jeito simples para que você possa testar e avançar um passo de cada vez na sua jornada como empreendedor digital. Vem com a gente!

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com os nossos cursos:

Meu Primeiro Produto Digital

O treinamento definitivo e gratuito com todas as dicas que você precisa saber, desde o planejamento até a criação do seu primeiro produto para vender na internet. Vem aprender!

Curso Primeira Venda

Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

Mini Vídeos Lucrativos

Quem não souber fazer vídeos para a internet acaba ficando muito para trás na hora de fazer vendas online. Aprenda a criar os seus primeiros mini vídeos de forma descomplicada, sem grandes investimentos e comece a alavancar as suas vendas.

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: