Se você não sabe o que é automação de marketing ou ainda não leu o nosso glossário, deve logo imaginar uma super-máquina, complexa e difícil de configurar, não é?
Mas saiba que, embora a ideia de colocar ações no automático gere desconfiança em muita gente, automação nada mais é do que o uso de softwares e outras tecnologias para facilitar a sua vida e automatizar processos de marketing, reduzindo a necessidade de trabalhos manuais e aumentando a eficiência das suas ações.
O conceito de automação pode englobar ferramentas como chatbots e até mesmo programação de postagens em redes sociais, porém, o termo é comumente associado às estratégias de captação de leads e disparo de e-mails no mercado digital.
Seu principal objetivo é a otimização de tempo para o seu administrador, já que diminui a interferência humana em processos, e também proporcionar maior escalabilidade e alcance ao seu negócio com menor custo e maior capacidade de mensuração.
Afinal, ninguém consegue dar conta de uma lista de milhares de clientes manualmente, não é?
A automação de marketing torna possível escalar um negócio digital e lidar com milhares de leads e clientes em diversos estágios, tudo isso ao mesmo tempo, 24hs por dia, 7 dias por semana.
Por isso, se você quer otimizar o seu tempo, obter mais resultados e descobrir por onde começar a sua automação de marketing, este artigo é para você.
Selecionamos três vantagens desse recurso valioso para que você comece a aplicar essa estratégia ainda hoje. Neste artigo você aprenderá:
Uma boa estratégia de captação de leads, com formulários personalizados e questões coerentes com o produto, é a melhor amiga de quem pretende utilizar a segmentação a favor do seu negócio digital.
É a partir dessas informações coletadas que você consegue definir quais são os dados essenciais para diferentes momentos da jornada do seu público.
Com a ajuda de uma ferramenta de automação você consegue saber de onde os seus leads vêm, quais tipos de conteúdos que despertaram o seu interesse, quais dos e-mails enviados foram abertos, quais links receberam cliques e outras interações que podem te indicar quando e quanto um lead está preparado para comprar ou não.
Além disso, você pode criar um sistema de leadscoring para guiar a sua automação. Nesta técnica de pontuação, geralmente utilizada para qualificar e priorizar automaticamente os seus contatos a partir de suas interações, você pode direcionar seus contatos para o conteúdo ideal para o momento em que ele se encontra.
Essa classificação geralmente é baseada no perfil (dados como sexo, idade e cargo), levantados na captação de leads, e/ou interesse (abertura de e-mails, conteúdo baixado ou consumido).
Por isso, tão importante quanto montar e executar uma boa estratégia de geração de leads, é fazer a gestão deles com eficiência. Assim você sempre terá certeza de onde estão oportunidades com maior probabilidade de dar resultados.
Dessa forma, sempre que um lead receber a pontuação considerada aceitável para receber uma oferta, ele recebe então uma proposta ou é passado para o time de vendas tentar fechar negócio.
Nem todo lead é igual e os vendedores não devem ser obrigados a trabalhar contando com a sorte na hora de escolher quem abordar. Com a segmentação automática você sempre sabe com quem está falando e em que etapa do seu funil de vendas ele está.
Uma pessoa pode não ter interesse no seu produto hoje, mas talvez isso mude daqui 2 ou 3 meses. Isso, claro, se você manter contato compartilhando conteúdos educativos, dicas ou materiais que os ajudem a compreender o real valor do seu produto.
Com a automação de marketing é possível fazer esse acompanhamento de forma personalizada e entender os diferentes estágios e necessidades dos seus leads ao longo do seu funil de vendas, até que ele esteja pronto para a aquisição.
A partir dessas definições e de uma boa ferramenta de automação, você pode programar o envio de e-mails em datas e horários específicos (após 7 dias desde o 1º contato, por exemplo), disparar e-mails sempre que um contato visitar uma página relevante (uma página de vendas ou um conteúdo relacionado ao produto) ou enviar conteúdos complementares após o download de um material rico (um pdf ou infográfico).
Ao vincular essas interações com o seu planejamento de leadscoring, você sempre saberá em qual etapa seu cliente está e como deve atuar para que ele avance no seu funil de vendas.
Para maximizar seus resultados, também é possível personalizar as mensagens enviadas com informações como: nome do contato, nome da empresa e outros dados relevantes, deixando o email com uma aparência mais pessoal e amigável.
Existem diversos tipos de clientes e estágios em uma estratégia de vendas online. Mesmo que você trabalhe com uma única persona, ainda assim, é possível segmentar a sua base de inúmeras formas para criar mensagens mais personalizadas e entregar conteúdos realmente relevantes.
Para cada uma dessas situações é necessário um funil de vendas planejado e exclusivo. Não adianta oferecer inscrições para um Workshop Avançado sobre Google Ads, por exemplo, se o cliente ainda não entende o básico da plataforma.
Aos olhos do consumidor, um bom funil de vendas transmite confiança e credibilidade, já que a empresa demonstra que conhece sua jornada de compra e ainda o ajuda no seu processo de decisão, com conteúdos relevantes para cada etapa.
Para isso a sua automação de marketing deve ser ser embasada por um planejamento bem feito, que entenda os estágios de compra do lead e entregue a ele o conteúdo certo na hora certa. Dessa forma, o processo se torna personalizado e escalável, trazendo mais resultados e tranquilidade para o seu dia a dia como empreendedor digital.
Nos dias atuais, tecnologia e empreendedorismo são duas palavras que devem andar juntas, afinal é a partir dela que o mercado digital existe.
É impossível empreender com sucesso no marketing digital sem utilizar as facilidades que surgiram nos últimos anos. É essa tecnologia que permite que você entenda e aja de forma personalizada com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online, tudo isso de forma autônoma. Poupando você e/ou sua equipe de tarefas manuais e recorrentes.
Claro que, embora sejam sistemas automáticos, você precisará criar os “caminhos” que os diferentes leads devem seguir, o que requer planejamento estratégico.
Mas para isso, além de nossos cursos 100% gratuitos disponíveis neste link, você encontra um bocado de conteúdos e dicas aqui mesmo na Academia 360, que é um espaço de aprendizagem criado para facilitar a sua vida como empreendedor digital.
Espero que esse conteúdo te ajude na implementação da automação de marketing no seu negócio. Caso ainda tenha dúvidas sobre esse e outros termos do mercado digital, acesse o nosso Glossário 360, lá você encontra a definição desses conceitos tão importante para uma boa estratégia.
A Academia 360 é a sua Escola de Empreendedorismo Digital. A gente quer te acompanhar desde o início da sua carreira no marketing digital, para te ensinar o melhor caminho para construir um negócio online duradouro e lucrativo. Conte com a gente para acelerar a sua jornada como produtor ou afiliado
Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.