Academia 360

colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Como a Automação de Marketing Pode te Ajudar a Otimizar seu Tempo e Resultados

Já ouviu falar sobre automação de marketing? Vem com a gente...

Se você não sabe o que é automação de marketing ou ainda não leu o nosso glossário, deve logo imaginar uma super-máquina, complexa e difícil de configurar, não é?

Mas saiba que, embora a ideia de colocar ações no automático gere desconfiança em muita gente, automação nada mais é do que o uso de softwares e outras tecnologias para facilitar a sua vida e automatizar processos de marketing, reduzindo a necessidade de trabalhos manuais e aumentando a eficiência das suas ações.

O conceito de automação pode englobar ferramentas como chatbots e até mesmo programação de postagens em redes sociais, porém, o termo é comumente associado às estratégias de captação de leads e disparo de e-mails no mercado digital.

Seu principal objetivo é a otimização de tempo para o seu administrador, já que diminui a interferência humana  em processos, e também proporcionar maior escalabilidade e alcance ao seu negócio com menor custo e maior capacidade de mensuração. 

Afinal, ninguém consegue dar conta de uma lista de milhares de clientes manualmente, não é?

A automação de marketing torna possível escalar um negócio digital e lidar com milhares de leads e clientes em diversos estágios, tudo isso ao mesmo tempo, 24hs por dia, 7 dias por semana.

Por isso, se você quer otimizar o seu tempo, obter mais resultados e descobrir por onde começar a sua automação de marketing, este artigo é para você.  

Selecionamos três vantagens desse recurso valioso para que você comece a aplicar essa estratégia ainda hoje. Neste artigo você aprenderá:

  • Como a automação de marketing pode te ajudar a segmentar seus leads e clientes
  • Como conversar com clientes em diferentes estágios de forma automática
  • Quais estratégias posso aplicar com o recurso de automação de marketing.

Como classificar leads de forma automática

Uma boa estratégia de captação de leads, com formulários personalizados e questões coerentes com o produto, é a melhor amiga de quem pretende utilizar a segmentação a favor do seu negócio digital.

É a partir dessas informações coletadas que você consegue definir quais são os dados essenciais para diferentes momentos da jornada do seu público. 

Com a ajuda de uma ferramenta de automação você consegue saber de onde os seus leads vêm, quais tipos de conteúdos que despertaram o seu interesse, quais dos e-mails enviados foram abertos, quais links receberam cliques e outras interações que podem te indicar quando e quanto um lead está preparado para comprar ou não. 

Além disso, você pode criar um sistema de leadscoring para guiar a sua automação. Nesta técnica de pontuação, geralmente utilizada para qualificar e priorizar automaticamente os seus contatos a partir de suas interações, você pode direcionar seus contatos para o conteúdo ideal para o momento em que ele se encontra.

Essa classificação geralmente é baseada no perfil (dados como sexo, idade e cargo), levantados na captação de leads, e/ou interesse (abertura de e-mails, conteúdo baixado ou consumido).

Por isso, tão importante quanto montar e executar uma boa estratégia de geração de leads, é fazer a gestão deles com eficiência. Assim você sempre terá certeza de onde estão oportunidades com maior probabilidade de dar resultados.

Dessa forma, sempre que um lead receber a pontuação considerada aceitável para receber uma oferta, ele recebe então uma proposta ou é passado para o time de vendas tentar fechar negócio. 

Nem todo lead é igual e os vendedores não devem ser obrigados a trabalhar contando com a sorte na hora de escolher quem abordar. Com a segmentação automática você sempre sabe com quem está falando e em que etapa do seu funil de vendas ele está.

Converse com clientes em diferentes estágios

Uma pessoa pode não ter interesse no seu produto hoje, mas talvez isso mude daqui 2 ou 3 meses. Isso, claro, se você manter contato compartilhando conteúdos educativos, dicas ou materiais que os ajudem a compreender o real valor do seu produto.

Com a automação de marketing é possível fazer esse acompanhamento de forma personalizada e entender os diferentes estágios e necessidades dos seus leads ao longo do seu funil de vendas, até que ele esteja pronto para a aquisição.

A partir dessas definições e de uma boa ferramenta de automação, você pode programar o envio de e-mails em datas e horários específicos (após 7 dias desde o 1º contato, por exemplo), disparar e-mails sempre que um contato visitar uma página relevante (uma página de vendas ou um conteúdo relacionado ao produto) ou enviar conteúdos complementares após o download de um material rico (um pdf ou infográfico). 

Ao vincular essas interações com o seu planejamento de leadscoring, você sempre saberá em qual etapa seu cliente está e como deve atuar para que ele avance no seu funil de vendas.

Para maximizar seus resultados, também é possível personalizar as mensagens enviadas com informações como: nome do contato, nome da empresa e outros dados relevantes, deixando o email com uma aparência mais pessoal e amigável.

Planejando o seu funil de vendas automático

Existem diversos tipos de clientes e estágios em uma estratégia de vendas online. Mesmo que você trabalhe com uma única persona, ainda assim, é possível segmentar a sua base de inúmeras formas para criar mensagens mais personalizadas e entregar conteúdos realmente relevantes. 

Para cada uma dessas situações é necessário um funil de vendas planejado e exclusivo. Não adianta oferecer inscrições para um Workshop Avançado sobre Google Ads, por exemplo, se o cliente ainda não entende o básico da plataforma. 

Aqui na Academia 360 nós temos um curso gratuito que explica algumas dessas possibilidades de funis de vendas para diferentes clientes. 

Nele você encontra dicas para uma boa automação de marketing para funis de engajamento, nutrição e até mesmo recuperação de vendas perdidas.

Acesse o curso e confira as dicas do Daniel Palmieri, um dos maiores nomes em automação do mercado digital, sobre como construir um funil de venda poderoso com marketing automatizado.

Mini-curso: Automação de Marketing com Daniel Palmieri

Aos olhos do consumidor, um bom funil de vendas transmite confiança e credibilidade, já que a empresa demonstra que conhece sua jornada de compra e ainda o ajuda no seu processo de decisão, com conteúdos relevantes para cada etapa.

Para isso a sua automação de marketing deve ser ser embasada por um planejamento bem feito, que entenda os estágios de compra do lead e entregue a ele o conteúdo certo na hora certa. Dessa forma, o processo se torna personalizado e escalável, trazendo mais resultados e tranquilidade para o seu dia a dia como empreendedor digital.

Então não deixe de conferir o curso que citamos ali em cima, com ele você vai entender melhor os benefícios para sua empresa ao investir na automatização do funil de vendas.

Mini-curso: Automação de Marketing com Daniel Palmieri

Conclusão

Nos dias atuais, tecnologia e empreendedorismo são duas palavras que devem andar juntas, afinal é a partir dela que o mercado digital existe. 

É impossível empreender com sucesso no marketing digital sem utilizar as facilidades que surgiram nos últimos anos. É essa tecnologia que permite que você entenda e aja de forma personalizada com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online, tudo isso de forma autônoma. Poupando você e/ou sua equipe de tarefas manuais e recorrentes.

Claro que, embora sejam sistemas automáticos, você precisará criar os “caminhos” que os diferentes leads devem seguir, o que requer planejamento estratégico. 

Mas para isso, além do nosso Mini-curso de Automação de Marketing, você encontra um bocado de conteúdos e dicas aqui mesmo na Academia 360, que é um espaço de aprendizagem criado para facilitar a sua vida como empreendedor digital.

Espero que esse conteúdo te ajude na implementação da automação de marketing no seu negócio. Caso ainda tenha dúvidas sobre esse e outros termos do mercado digital, acesse o nosso Glossário 360, lá você encontra a definição desses conceitos tão importante para uma boa estratégia.

Academia 360

A Academia 360 é a sua Escola de Empreendedorismo Digital. A gente quer te acompanhar desde o início da sua carreira no marketing digital, para te ensinar o melhor caminho para construir um negócio online duradouro e lucrativo. Conte com a gente para acelerar a sua jornada como produtor ou afiliado

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com os nossos cursos:

Curso Primeira Venda

Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.

Facebook Marketing

Sempre ouviu falar no Facebook mas nunca soube por onde começar para fazer campanhas? Esse curso é ideal para quem está começando a aprender tráfego pago e te dá o passo a passo para atrair mais clientes usando essa ferramenta.

Automação de Marketing

Já pensou como seria criar um sistema que fizesse o serviço de comunicação pesada enquanto você cuida de outras prioridades? Nosso mestre Dan Palmieri ensina como automatizar o envio de e-mails e atingir clientes de uma maneira diferenciada.

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Automação de Marketing

Já pensou como seria criar um sistema que fizesse o serviço de comunicação pesada enquanto você cuida de outras prioridades? Nosso mestre Dan Palmieri ensina como automatizar o envio de e-mails e atingir clientes de uma maneira diferenciada.

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: