O que é Call-to-action (CTA)?
CTA é uma sigla que significa Call-to-action, ou “chamada para a ação”, em português.
E, mesmo que você não saiba exatamente o que é esse recurso, você com certeza já o viu por aí e clicou em diversos.
Ele é a técnica utilizada para chamar as pessoas que têm acesso a um conteúdo para um próximo passo específico a partir dali. São links ou funções de uma página que levam os usuários a realizar ações.
O recurso aparece, geralmente, em botões ou até mesmo nos textos, com verbos no imperativo ou indicativo, como “Compre já”, “Cadastre-se aqui”, “Faça o download”, “Confira em...” ou qualquer outra chamada que estimule seu visitante a tomar uma decisão específica.
Para que Serve?
Quando o assunto é marketing de conteúdo, esse termo é muito utilizado e está presente em todo o processo de venda.
Seja auxiliando na conversão de todas as etapas do funil de vendas ou para fazer com que as pessoas deem o próximo passo dentro da sua estratégia de marketing.
O CTA, diferentemente do SPAM, é um chamado e não uma imposição. Sua função é te ajudar no processo de convencer seu usuário a fazer o que você deseja por meio de sugestões.
Sendo assim, Calls-to-action são essenciais na hora de indicar o próximo passo do visitante dentro da página da sua empresa.
Quando usar?
Os CTAs devem ser claros, objetivos e conter uma forte relação com seu público e a sua proposta. De nada adianta um “Compre já” enorme na cara do seu cliente se ele não teve uma preparação até ali.
Além disso, o CTA pode te ajudar muito em diversos momentos além da compra, como para:
- Sugerir que o usuário assine sua newsletter.
- Convidar seus leitores para seguir sua marca em outras redes sociais.
- Estimular a visualização de vídeos postados por você e aumentar o tráfego do seu canal.
- Gerar engajamento nas redes sociais. Quando o seu conteúdo é compartilhado e tem comentários de outras pessoas, ele é rapidamente viralizado.
- Promover eventos. Se você pretende realizar algum, o CTA é o lugar certo para promovê-lo.
Mas, para elaborar chamadas atrativas e eficientes que ajudem na sua taxa de conversão, você precisa se atentar a alguns itens:
- Ofereça material claro e objetivo.
- Relacione bem o seu Call-to-Action com o seu conteúdo.
- Utilize recursos de linguagem e gatilhos mentais, crie urgências.
- Use verbos no imperativo ou no indicativo.
- Ofereça benefícios que valem a pena clicar, como: Conheça 3 Motivos para Investir no Pós-Venda para Trazer os Clientes de Volta.
- Nunca esqueça de colocá-los nas suas páginas. Pois quando o conteúdo é bom, a navegação do usuário não deve parar, e é você quem aponta por onde ele deve continuar.