colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Marketing Tradicional vs. Marketing Digital

Novas formas de comprar precisam de novas formas de vender

O meio digital já é uma realidade na vida de todos, por isso,  estar presente nele é fundamental para qualquer negócio. O aumento dessa demanda tem sido crescente e natural na sociedade. Quando a forma de se comunicar muda, a forma de comprar e vender também deve mudar.

Hoje, em meio a essa “nova era” que adentramos, estamos vivendo uma luta do Marketing Tradicional vs. o Marketing Digital. 🥊👊 💢

 

As novas mídias têm ocupado um espaço interessante no mercado. 

Com o acesso à informação de forma eletrônica, por meio desses novos formatos, como a Internet, redes sociais, paineis digitais, tablets e smartphones, essas ferramentas têm se mostrado um meio fácil, rápido, eficiente e com baixo investimento, quando comparado ao impresso, por exemplo. 📱🖥

Por isso, é fundamental que você faça uma análise detalhada da importância que cada mídia tem no seu ramo de atuação. Para descobrir qual delas é mais adequada para divulgar os produtos e serviços da sua empresa.

É preciso entender que o mundo está mudando e os velhos formatos de mídias talvez não sejam os mais eficientes hoje.

Neste artigo você vai aprender que:

  • Vivemos uma batalha entre formatos online e offline, saber utilizá-los é importante para sobreviver aos novos tempos;
  • Para otimizar resultados, é preciso otimizar investimentos;
  • Não se fazem mais negócios como antigamente, então por que anunciar em velhos formatos?

O velho marketing ou “marketing offline”

O que conhecemos hoje como marketing tradicional, ou marketing offline, são estratégias de mercado cuja divulgação de produtos ou serviços é feita por meio de mídias fora do universo digital.

São os impressos, como panfletos, outdoors e anúncios em jornais ou revistas, são os comerciais na rádio, carros de som, ações em pontos de venda ou até mesmo a abordagem direta via telefone ou na porta do estabelecimento, que são utilizados há décadas. ✉ 📜

Embora sejam os meios mais tradicionais e comuns no mercado atualmente, sua utilidade e eficiência têm sido questionadas, devido ao seu alto custo de produção e limitações de alcance.

O retorno médio de uma panfletagem em massa, por exemplo, costuma girar em torno de 0,5 a 1,5% para as empresas que trabalham nessa modalidade. Ou seja, se você distribuir 5 milheiros de tabloides em sua região, o retorno poderá girar entre 25 e 75 clientes. 

Mas, quanto você gastou para alcançar esse resultado?

A equipe da Academia 360 foi às ruas de Sorocaba pesquisar sobre como o comércio de uma das maiores cidades do Estado de São Paulo investe em marketing e conseguimos alguns dados interessantes. Confira nosso infográfico:

Infográfico mostra como omarketing digital é uma estratégia mais eficiente em relação ao marketing tradicional.

Você sabe quanto a sua empresa precisaria investir para utilizar todas essas ferramentas em 1 ano? Cerca de 334 mil reais! Isso sem levar em conta a divulgação em jornais, que é inviável para divulgações por longos períodos. 💸💸

Novas mídias e o marketing digital

Agora, após esses dados assustadores, você deve estar se perguntando “o que posso fazer com esse dinheiro no meio digital?”. 

E, sabe qual a melhor parte desse questionamento? É que você não precisa gastar 1% disso para alcançar mais pessoas e conseguir resultados muito melhores. 😃

Além disso, uma das maiores vantagens do meio digital, sem dúvidas, é a sua capacidade de segmentação, mensuração e grande difusão com baixo ou nenhum investimento. Isso porque essa ferramenta não tem limitações em sua distribuição.

Enquanto um impresso é distribuído de acordo com o número de impressões, o material digital acaba alcançando proporções ilimitadas.

Fizemos outro infográfico baseado nas possibilidades de investimento para cada um dos exemplos citados anteriormente, veja a diferença de custos e alcance nessa batalha do Marketing Tradicional vs. o Marketing Digital.

Infográfico mostrando os benefícios de anunciar no Facebook

Entre as diversas vantagens do Marketing Digital a que se destaca é a segmentação. Com esse recurso você pode controlar seu anúncio e seu público-alvo, não desperdiçando gastos com pessoas que não sejam clientes em potencial.

A área digital oferece mobilidade, interatividade, capacidade de mensuração dos resultados e flexibilidade dos formatos.

Enquanto com as mídias tradicionais você tem apenas uma ideia do quanto teve de retorno no seu investimento, com o marketing digital você sabe exatamente quantas pessoas foram impactadas pela sua mensagem e quantas delas viraram clientes graças a sua divulgação na internet.

Também é possível que uma mesma publicidade seja adaptada ao formato de tablets, smartphones ou computadores.

Além disso, o Marketing Digital te permite um controle de gastos diário, que te ajuda a identificar o que está dando certo para investir mais ou não.

Sendo assim, é uma ótima ferramenta para otimizar investimentos, evitar desperdícios de recursos e tempo. 💻

Conclusão

Certos tipos de comunicação, como embalagens, convites, materiais promocionais de ponto de venda e outros, são por essência impressos e dificilmente poderão ser substituídos por formatos digitais.

Mas, investir em marketing digital não é motivo para não fazer campanhas de marketing tradicional. Uma campanha pode complementar a outra, elas não são excludentes.

É importante entender que uma parcela da população ainda está habituada a receber ofertas dessa forma, mas que isso está mudando gradualmente. Assim como você deve mudar seus investimentos de forma gradual.

Mas, antes de fazer essa análise, vale lembrar como o marketing digital pode ajudar a sua empresa, apenas migrando seus investimentos. Com ele você pode:

  • Atrair clientes que suas campanhas não alcançam atualmente;
  • Mensurar resultados em tempo real;
  • Aprender com erros e acertos para melhorar suas campanhas a cada dia;
  • Segmentar e escolher seu público-alvo de acordo com idade, local, gênero e interesses;
  • Conquistar alcances impressionantes com um investimento justo;
  • Entender o que seu público deseja, analisando sua audiência e até mesmo seus dados de vendas;
  • Percebeu o que dá certo? Aumente o investimento na hora e venda mais.

Gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre marketing digital?

A gente criou uma série de cursos, que chamamos carinhosamente da Trilha do Iniciante no Marketing Digital. Nesta trilha, você pode fazer cursos gratuitos que preparamos especialmente para guiar você nessa jornada, ensinando o que você precisa saber em cada uma das etapas. Lá dentro tem um curso, inclusive, ensinando dicas importantes sobre como usar o Whatsapp para gerar vendas no seu negócio.

Sem complicação, de um jeito simples para que você possa testar e avançar um passo de cada vez na sua jornada como empreendedor digital. Vem com a gente!

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com os nossos cursos:

Curso Primeira Venda

Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.

Lançamento Descomplicado

O que é um Lançamento no Marketing Digital? E o que significa um Funil Perpétuo? Descubra os conceitos, quando usar e para que serve cada uma das estratégias para começar a fazer as suas primeiras vendas online. Venha aprender!

Workshop de Produtos Digitais

Aulas intuitivas que vão te ajudar na criação dos seus próprios produtos digitais que fazem vendas todos os dias.

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Automação de Marketing

Já pensou como seria criar um sistema que fizesse o serviço de comunicação pesada enquanto você cuida de outras prioridades? Nosso mestre Dan Palmieri ensina como automatizar o envio de e-mails e atingir clientes de uma maneira diferenciada.

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: