O meio digital já é uma realidade na vida de todos, por isso, estar presente nele é fundamental para qualquer negócio. O aumento dessa demanda tem sido crescente e natural na sociedade. Quando a forma de se comunicar muda, a forma de comprar e vender também deve mudar.
Hoje, em meio a essa “nova era” que adentramos, estamos vivendo uma luta do Marketing Tradicional vs. o Marketing Digital. 🥊👊 💢
As novas mídias têm ocupado um espaço interessante no mercado.
Com o acesso à informação de forma eletrônica, por meio desses novos formatos, como a Internet, redes sociais, paineis digitais, tablets e smartphones, essas ferramentas têm se mostrado um meio fácil, rápido, eficiente e com baixo investimento, quando comparado ao impresso, por exemplo. 📱🖥
Por isso, é fundamental que você faça uma análise detalhada da importância que cada mídia tem no seu ramo de atuação. Para descobrir qual delas é mais adequada para divulgar os produtos e serviços da sua empresa.
É preciso entender que o mundo está mudando e os velhos formatos de mídias talvez não sejam os mais eficientes hoje.
O que conhecemos hoje como marketing tradicional, ou marketing offline, são estratégias de mercado cuja divulgação de produtos ou serviços é feita por meio de mídias fora do universo digital.
São os impressos, como panfletos, outdoors e anúncios em jornais ou revistas, são os comerciais na rádio, carros de som, ações em pontos de venda ou até mesmo a abordagem direta via telefone ou na porta do estabelecimento, que são utilizados há décadas. ✉ 📜
Embora sejam os meios mais tradicionais e comuns no mercado atualmente, sua utilidade e eficiência têm sido questionadas, devido ao seu alto custo de produção e limitações de alcance.
O retorno médio de uma panfletagem em massa, por exemplo, costuma girar em torno de 0,5 a 1,5% para as empresas que trabalham nessa modalidade. Ou seja, se você distribuir 5 milheiros de tabloides em sua região, o retorno poderá girar entre 25 e 75 clientes.
Mas, quanto você gastou para alcançar esse resultado?
A equipe da Academia 360 foi às ruas de Sorocaba pesquisar sobre como o comércio de uma das maiores cidades do Estado de São Paulo investe em marketing e conseguimos alguns dados interessantes. Confira nosso infográfico:
Você sabe quanto a sua empresa precisaria investir para utilizar todas essas ferramentas em 1 ano? Cerca de 334 mil reais! Isso sem levar em conta a divulgação em jornais, que é inviável para divulgações por longos períodos. 💸💸
Agora, após esses dados assustadores, você deve estar se perguntando “o que posso fazer com esse dinheiro no meio digital?”.
E, sabe qual a melhor parte desse questionamento? É que você não precisa gastar 1% disso para alcançar mais pessoas e conseguir resultados muito melhores. 😃
Além disso, uma das maiores vantagens do meio digital, sem dúvidas, é a sua capacidade de segmentação, mensuração e grande difusão com baixo ou nenhum investimento. Isso porque essa ferramenta não tem limitações em sua distribuição.
Enquanto um impresso é distribuído de acordo com o número de impressões, o material digital acaba alcançando proporções ilimitadas.
Fizemos outro infográfico baseado nas possibilidades de investimento para cada um dos exemplos citados anteriormente, veja a diferença de custos e alcance nessa batalha do Marketing Tradicional vs. o Marketing Digital.
Entre as diversas vantagens do Marketing Digital a que se destaca é a segmentação. Com esse recurso você pode controlar seu anúncio e seu público-alvo, não desperdiçando gastos com pessoas que não sejam clientes em potencial.
A área digital oferece mobilidade, interatividade, capacidade de mensuração dos resultados e flexibilidade dos formatos.
Enquanto com as mídias tradicionais você tem apenas uma ideia do quanto teve de retorno no seu investimento, com o marketing digital você sabe exatamente quantas pessoas foram impactadas pela sua mensagem e quantas delas viraram clientes graças a sua divulgação na internet.
Também é possível que uma mesma publicidade seja adaptada ao formato de tablets, smartphones ou computadores.
Além disso, o Marketing Digital te permite um controle de gastos diário, que te ajuda a identificar o que está dando certo para investir mais ou não.
Sendo assim, é uma ótima ferramenta para otimizar investimentos, evitar desperdícios de recursos e tempo. 💻
Certos tipos de comunicação, como embalagens, convites, materiais promocionais de ponto de venda e outros, são por essência impressos e dificilmente poderão ser substituídos por formatos digitais.
Mas, investir em marketing digital não é motivo para não fazer campanhas de marketing tradicional. Uma campanha pode complementar a outra, elas não são excludentes.
É importante entender que uma parcela da população ainda está habituada a receber ofertas dessa forma, mas que isso está mudando gradualmente. Assim como você deve mudar seus investimentos de forma gradual.
Mas, antes de fazer essa análise, vale lembrar como o marketing digital pode ajudar a sua empresa, apenas migrando seus investimentos. Com ele você pode:
Dentro da Academia 360, fornecemos cursos completamente gratuitos e apresentados por verdadeiros craques da área. Para acessá-los, basta clicar neste link!
Desde sua primeira venda até a formação de um grande negócio digital, tudo de forma gratuita!
Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.