colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Entenda como o funil de vendas pode te ajudar

Funil de vendas: entenda como essa estrategia fará você vender mais

Aprender sobre o funil de vendas é algo extremamente importante para qualquer pessoa que queira fazer um negócio decolar. Essa é a forma mais segura de fechar uma venda e, no final, fidelizar um cliente.

O funil de vendas precisa deatenção em cada uma de suas partes. | Foto: Freepik.

O que é um funil de vendas?

Muitos empreendedores, mesmo estando no ramo, não sabem o que é um funil de vendas. O funil de vendas é uma estratégia de marketing utilizada muito para o fechamento de uma venda.

 

Atualmente, esse método acabou ficando muito ligado ao marketing digital, mas o funil de vendas pode ser usado para os mais diversos setores empresariais, necessitando apenas  de algumas adaptações contextuais que mudam de ramo para ramo.

 

Para entender melhor o funcionamento de um funil de vendas, é preciso imaginar um funil de verdade. Com esse imaginário é possível perceber que o topo dele é bem maior do que o final, isso, na prática, quer dizer que muitos possíveis clientes entrarão no funil e a empresa precisa trabalhar para que todos eles saiam como clientes fidelizados, sem que nenhum caia para fora.

 

Muita gente não acredita no potencial do funil de vendas por achar que vender é um dom e não depende tanto de uma estratégia. A verdade é que o processo de venda é quase que uma ciência e existem diversos estudos que provam que quando boas estratégias são usadas os resultados são muito melhores. Se feito corretamente, o funil de vendas pode dar muito certo.

 

Desvendando o funil de vendas

Compreendido o que é funil de vendas, chega o momento de saber um pouco mais sobre como essa estratégia funciona e quais os seus passos. Antes de tudo, é importante deixar bem claro que esse método precisa ser trabalhado e estudado antes de ser aplicado aos diferentes ramos empresariais. Não é muito inteligente se limitar apenas às premissas do funil de vendas, é preciso se aproveitar.

 

O funil de vendas pode ser dividido em 4 partes. Alguns teóricos e praticantes dessa técnica afirmam que é possível fazer com apenas 3 partes. Apesar de ter como fazer o funil de vendas com apenas 3 partes, pode ser que o processo fique incompleto e que o cliente não se fidelize após finalizar a sua compra.

 

O primeiro passo é chamar a atenção do público. Nesse momento, faz-se um estudo sobre quem é o público-alvo da empresa e se cria anúncios, publicidades e conteúdos que irão atrair essas pessoas, o que fará com que elas conheçam melhor a marca. Para isso, o meio digital (redes sociais e blogs) podem ser cruciais para uma boa divulgação.

 

Tendo essas pessoas mais próximas da marca, chega o momento de mostrar para esses potenciais clientes o que a empresa é e o que ela tem para oferecer. É aqui que as estratégias de leads são executadas. Apresentar promoções, distribuir cupons e apresentação de um problema que a empresa pode solucionar são bons métodos para fazer com que esses possíveis clientes fiquem mais interessados.

 

O terceiro passo é fechar essa venda. O desenvolvimento necessário para esse momento é a do método de venda, em que o vendedor precisa criar uma proposta que seja atrativa para ambos os lados. Uma boa dica aqui é conhecer o porquê das vendas não estarem sendo finalizadas (se isso estiver acontecendo) para poder trabalhar em cima do problema e o finalizar.

 

O último passo é o de fidelizar esse cliente. Muitas empresas erram em não fazer essa etapa, sem a execução dela, muito provavelmente os clientes não voltarão a consumir nessa empresa e não estarão fidelizados. Após o fechamento da compra, a empresa precisa continuar acompanhando esse cliente para lhe mostrar novas possibilidades de consumo.

5 benefícios dessa estratégia

A técnica do funil de vendas traz inúmeros benefícios para o bom funcionamento de uma empresa.

Potencializar as vendas

Uma empresa privada (que trabalhe ou não com vendas) possui na maioria das vezes o principal objetivo de obter cada vez mais lucros. Para isso, esse negócio precisa ter clientes que farão seu capital girar.

 

Como funil de vendas, essa empresa poderá chamar a atenção de cada vez mais pessoas que fazem parte de seu público-alvo, aumentando a sua chance de prospectar clientes e, consequentemente, potencializando as vendas.

 

Prever as etapas

Cada uma das etapas de venda possui uma forma diferente de preparação. Analisando os resultados das estratégias usadas, é possível ir mudando a fórmula para que se tenha novos resultados. Com o funil de vendas, cada etapa do processo se encaixa, sendo possível prever o que irá acontecer após assumir cada um dos métodos escolhidos.

 

Conseguir se planejar melhor

Esse benefício de conseguir se planejar melhor como empresa pode ser considerado uma consequência do anterior, a previsibilidade de etapas. Nesse caso, se for previsto que algo lá no final do processo poderá dar errado caso algo seja feito ainda no começo, o conserto poderá ser feito de maneira muito mais rápida e certeira, sem prejudicar todo o processo e acabar com o projeto.

 

Crescimento de produtividade

Vender produtos ou serviços é uma atividade que demanda muita energia e tempo investido. No início, o funil de vendas também pedirá uma atenção a mais, entretanto, com o passar do tempo, os processos passarão a serem desenvolvidos de maneira quase que automática, fazendo com que os funcionários tenham mais tempo para outras tarefas e, consequentemente, aumentando bastante a produtividade.

 

Maior número de clientes fidelizados

Complementando o funil de vendas com a quarta etapa, o número de clientes regulares em uma empresa crescerá consideravelmente, o que fará com que o lucro chegue rapidamente e o sucesso da empresa se consolide.

 

Como mencionado inúmeras vezes anteriormente, o funil de vendas é uma estratégia oriunda de estudos da área. É de suma importância que os conhecimentos sobre o assunto sejam de fato aprofundados. Para isso, acesse a Comunidade na Prática e tenha acesso a uma série de cursos sobre o assunto, mais especificamente dentro do marketing digital.

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com os nossos cursos:

No items found.

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Automação de Marketing

Já pensou como seria criar um sistema que fizesse o serviço de comunicação pesada enquanto você cuida de outras prioridades? Nosso mestre Dan Palmieri ensina como automatizar o envio de e-mails e atingir clientes de uma maneira diferenciada.

Box Resultado Imediato

Direto ao ponto e sem longas teorias, Maxsuel Inicius é o especialista convidado pela Academia 360 para te ajudar a ter resultados incríveis no seu negócio online com o método que desenvolveu, o do Zero à Escala. Confira tudo que você vai aprender!

Criação de Produtos Digitais

Conheça toda a base inicial para criar não apenas um, mas um mix de produtos a partir da sua ideia. Aprenda a identificar as oportunidades, a estruturar o conteúdo, quais são os modelos de produtos e de precificação, além de bônus especiais. Confira!

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: