O que é Lead (Prospect) - Definição no Glossário da Academia 360

Se você está no ramo do empreendedorismo digital, com certeza já ouviu falar na “captura” ou “base” de leads.

Lead pode ser definido como o mesmo que prospect, ou seja, é um potencial consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou serviço de alguma forma.

Isso acontece por meio de pontos de contato com essa pessoa, quando você consegue alguma informação fornecida espontaneamente por ela. É a partir dessa troca que ela passa a ser um lead.

No mundo digital, costuma-se dizer que o e-mail dessa pessoa é um ativo muito valioso. Ele é o ponto de contato que você estabelece para desenvolver o relacionamento, onde pode se apresentar, entregar conteúdos valiosos e nutrir esse lead de acordo com o seu funil.

A partir do momento em que a compra acontece, o lead passa a ser cliente.

Para que serve?

De modo simplificado, lead é um usuário que está ao alcance da sua empresa e é ele quem vai ajudar você a entender quais são as objeções em relação ao seu produto e seus pontos fortes.

A partir do seu contato e ofertas, essa pessoa vai te dando sinais, por meio das interações que você cria dentro do seu funil de vendas.

Quando usar?

Para capturar leads, é necessário oferecer boas iscas digitais, afinal, as pessoas precisam acreditar no seu material para te dar seus dados.

É a partir dessa lista de usuários que você criará a sua base de leads.

A todo momento você estará em contato com eles e deve acompanhar a sua evolução dentro do seu funil. Use páginas de captura, entregue conteúdos valiosos, traga para perto pessoas que querem ouvir o que você tem a dizer.

O seu objetivo é transformar o maior número possível de leads em clientes e fãs da sua marca.

Gostou dessa dica? Não deixe de conferir os outros termos e conceitos que preparamos para você no nosso Glossário 360.

Agora, caso queira aprender mais sobre os conceitos básicos do marketing digital e começar a vender na internet, fizemos um curso especial para quem está no início dessa jornada, o Primeira Venda.

Nele são apresentados todos os termos e conceitos necessários para elaborar a sua estratégia de venda, do início ao fim. Tudo isso feito por especialistas na área. Clique aqui e confira.