O que é Funil de Vendas - Definição no Glossário da Academia 360

O funil de vendas (ou pipeline) é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar seu cliente desde o momento em que ele toma conhecimento do seu produto ou serviço até o fechamento da venda.

Um funil de vendas é também a representação visual da jornada do prospect ou lead que se torna cliente. Ele ilustra a ideia de que cada venda começa com um grande número de potenciais clientes (a entrada do funil) e termina com um número muito menor de pessoas que realmente realizam uma compra (a saída).

Ele serve pra te ajudar a direcionar o seu público e a prepará-lo até que ele esteja engajado com o seu produto e pronto para fazer a compra.

No funil, o processo de vendas é desenhado desde o seu início, quando ainda é prospecção, até quando a venda acontece de fato, e inclusive depois dela, com o pós-vendas.

 

Para que serve?

Para preparar e nutrir o lead ou prospect até que ele esteja engajado e pronta para realizar a compra.

É uma forma de desenhar o caminho que os seus leads farão até o fechamento da venda e transformar isso em uma experiência completa, com conteúdo relevantes para eles de acordo com as etapas da sua jornada de compra.

Por isso, essa é uma ferramenta poderosa quando o assunto é planejamento do seu negócio.

Quando usar?

Antes de desenvolver os seus produtos e serviços, para fazer o seu planejamento de forma a mostrar tudo que você tem a oferecer para o seu cliente e transformar isso em uma experiência completa.

Gostou dessa dica? Não deixe de conferir os outros termos e conceitos que preparamos para você no nosso Glossário 360.

Agora, caso queira aprender mais sobre os conceitos básicos do marketing digital e começar a vender na internet, fizemos um curso especial para quem está no início dessa jornada, o Primeira Venda.

Nele são apresentados todos os termos e conceitos necessários para elaborar a sua estratégia de venda, do início ao fim. Tudo isso feito por especialistas na área. Clique aqui e confira.