O que é CTA (Call to Action) - Definição no Glossário da Academia 360

 

CTA é uma sigla em inglês que significa call to action, ou “chamada para ação”, em português.

E, mesmo que você não saiba exatamente o que é esse recurso, assim pelo nome,  você com certeza já o viu por aí e clicou em vários.

Ele é a técnica utilizada para orientar as pessoas que têm acesso a um conteúdo para um próximo passo específico a partir de uma “sugestão”. São links, botões ou funções de uma página que levam os usuários a realizarem ações.

O recurso aparece, geralmente, em botões ou até mesmo nos textos, com verbos no imperativo ou indicativo, como “Compre já”, “Cadastre-se aqui”, “Faça o download”, “Confira em…” ou qualquer outra chamada que estimule seu visitante a tomar uma decisão específica.

Para que Serve?

Esse recurso é muito muito importante no marketing digital e deve ser utilizado em todo o seu processo de venda. Seja auxiliando na conversão ou para fazer com que as pessoas deem o próximo passo dentro da sua estratégia.

O CTA, diferentemente do SPAM, é um chamado e não uma imposição. Sua função é ajudar no processo de convencer seu usuário a fazer o que você deseja por meio de sugestões.

Sendo assim, calls to action são essenciais na hora de indicar o próximo passo do visitante dentro da página da sua empresa.

Quando usar?

As call to action devem ser claras, objetivas e conter uma forte relação com seu avatar e a sua proposta. De nada adianta um “Compre já” enorme na cara do seu cliente se ele não teve uma preparação até ali.

Além disso, o CTA pode te ajudar muito em diversos momentos além da compra, como para:

  • Sugerir que o usuário assine a sua newsletter;
  • Convidar seus leitores para seguir sua marca em outras redes sociais;
  • Estimular a visualização de vídeos postados por você e aumentar o tráfego do seu canal;
  • Gerar engajamento nas redes sociais. Quando o seu conteúdo é compartilhado e tem comentários de outras pessoas, ele é rapidamente viralizado;
  • Promover eventos. Se você pretende realizar algum, o CTA é o recurso certo para promovê-lo.

Mas, para elaborar chamadas atrativas e eficientes que ajudem na sua taxa de conversão, você precisa se atentar a alguns itens:

  • Ofereça material claro e objetivo;
  • Relacione bem o seu call to action com o seu conteúdo;
  • Utilize recursos de linguagem e gatilhos mentais;
  • Use verbos no imperativo ou no indicativo;
  • Ofereça benefícios que valham a pena clicar;
  • Nunca esqueça de colocá-los nas suas páginas. Pois quando o conteúdo é bom, a navegação do usuário não deve parar, e é você quem aponta por onde ele deve continuar.

Gostou dessa dica? Não deixe de conferir os outros termos e conceitos que preparamos para você no nosso Glossário 360.

Agora, caso queira aprender mais sobre os conceitos básicos do marketing digital e começar a vender na internet, fizemos um curso especial para quem está no início dessa jornada, o Primeira Venda.

Nele são apresentados todos os termos e conceitos necessários para elaborar a sua estratégia de venda, do início ao fim. Tudo isso feito por especialistas na área. Clique aqui e confira.