Infoproduto: Como Escolher o Melhor Nicho - Academia 360

Existem pessoas que atiram a flecha para depois pintar o alvo em volta, enquanto os mais prudentes escolhem o alvo antes de disparar. Este artigo vai te ajudar a escolher um bom alvo para lançar ou divulgar seu infoproduto, afinal, de nada adianta atingir seu objetivo se você não conseguir extrair um bom resultado disso.

Agora me diz uma coisa… Você consegue prever o potencial do seu infoproduto e saber se ele tem tudo para render bons lucros? Se não, leia até o final para descobrir como.

No mercado de infoproduto, isso é comum. O que vemos acontecer frequentemente é a criação de infoprodutos como se eles fossem a nova promessa do marketing digital, o máximo, algo jamais imaginado antes. Mas quando esse produto é lançado, acaba virando mesmo um fantástico… FRACASSO DE VENDAS!

Por que isso acontece?

Simples… porque o infoproduto pode ser máximo apenas dentro da cabeça do produtor, mas não faz a mínima diferença na vida do avatar.

Podemos concluir que: ou eles não conhecem NADA do avatar ou o mercado em que eles estão entrando não é lucrativo.

Mas como identificar se um nicho é lucrativo?

Caminho para os Produtores

Antes de lançar seu produto neste nicho, pergunte-se: as pessoas estão gastando dinheiro com o produto dos concorrentes? Afinal, se eles estão vendendo é porque já existe demanda real pela solução.

Alguns nichos são fracos em vendas! Se você quer ter um bom retorno, o ideal é atacar os nichos em que já está girando muito dinheiro.

Mas não existe muita concorrência nesses nichos?

De fato, nos nichos que giram muito dinheiro existem mais concorrentes. Mas isso não é necessariamente ruim.

Se muita gente está vendendo, é porque muita gente está comprando.

A verdade é que os fracos não vão sobreviver nesses mercados. Você precisa ser forte, se diferenciar e entrar com um algo a mais para que as pessoas prefiram comprar de você.

E se o nicho em que eu atuo não gira muito dinheiro?

Agora, se esses “nichos lucrativos” não são sua praia, não quer dizer que você não possa fazer resultados.

Se você tem a solução certa para um problema real, você vai vender. Mas se este problema é incomum ou não muito grave, você vai vender menos do que os produtos cujas dores são comuns e mais graves.

Eu preciso me identificar com o conteúdo?

Se você é produtor, você deve se identificar com o nicho em que está atuando, afinal é evidente que quanto mais você for um especialista no assunto, mais vendas você será capaz de gerar.

Porque falar sobre o que se gosta transmite muito mais verdade.

De um jeito ou de outro, você vai acabar se envolvendo com o tema enquanto pesquisa por informações.

Já os afiliados não precisam necessariamente serem experts no assunto, mas sim agregar o máximo de valor a oferta do infoprodutor, fazendo isso render boas vendas. Se ele se interessar pelo seu produto, você tem um excelente promotor.

E para quem é Afiliado, qual o melhor caminho?

Se você é afiliado, é altamente recomendado começar por nichos lucrativos, já que você não precisa ter afinidade com qualquer assunto.

Basta que você faça o dever de casa e estude o seu avatar para conseguir convencê-lo a dar atenção ao produto que você está indicando.

Agora, se você já domina o assunto e está em um nicho lucrativo… seu sucesso está garantido. Essa é a equação perfeita.

Quais são os 3 grandes nichos para um produto?

Hoje podemos classificar 3 grandes nichos quentes para se trabalhar.

Dinheiro e Finanças: “Como ganhar dinheiro”, “Administre suas finanças”, “10 passos para equilibrar suas finanças”, “Como montar seu negócio”, são temas recorrentes que têm atraído boas audiências. Ainda mais nos dias de hoje em que as pessoas estão sempre em busca de informações para equilibrar seus rendimentos.

Relacionamentos: O equilíbrio emocional se reflete claramente na qualidade de vida. Por isso, existe uma crescente procura por produtos que se proponham a resolver problemas afetivos. “Como melhorar seu casamento”, “Encontrando a pessoa ideal”, “Dicas para seduzir” são alguns dos assuntos que mais tem ganhado audiência nos últimos tempos.

Saúde, Fitness e Bem Estar: Esse é um dos mercados que mais cresce no ambiente digital. Estamos vivendo uma época em que as pessoas estão cada vez mais ligadas em levar uma vida saudável. Isso abre um leque promissor para diferentes infoprodutos, voltados à necessidades específicas. É possível criar inúmeras subdivisões de assunto, por exemplo, “Como emagrecer”, “Como parar de fumar”, “Melhore a saúde do coração”. Percebe que são temas distintos, mas que trafegam pelo universo do bem estar?

Existem outros nichos como espiritualidade, futebol e esportes, desenvolvimento pessoal, turismo, viagens e férias, estética e moda. Eles podem não ser tão fortes quanto os três que comentamos, porém, existe uma forte tendência de crescimento futuro para esses assuntos.

Pense sempre em escolher um nicho que apresente possibilidades. Você não vai querer vender apenas uma vez, certo? Quanto mais problemas puder solucionar, mais produtos você pode criar e vender.

Espero que esse artigo seja um estímulo a mais para você entrar em campo, se cadastrando na Eduzz como um Infoprodutor ou Afiliado para fazer as suas primeiras vendas. Que tal começar agora a escolher seu nicho?