colab.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Como Atrair Clientes: 4 Estratégias Valiosas para se Tornar Relevante

Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo faz isso ainda...

No artigo anterior abordamos o tema Encontrar como o primeiro passo de sucesso para o marketing digital. Caso não tenha lido, clique aqui.

Dando sequência aos pilares do Crescimento do método que desenvolvemos aqui na Stage, hoje falaremos sobre um importante degrau das estratégias que é Atrair Clientes.

Nesse artigo você vai aprender:

  • Que empreender vai muito além de oferecer um produto;
  • A diferença que o marketing de conteúdo faz na sua empresa;
  • 3 práticas bônus para aplicar, junto com o conteúdo e o funil.

Mas, antes de começar esse post, eu preciso te contar a história do Jonas:

Jonas é um cara que, assim como tantos outros, decidiu apostar em seus dotes culinários e ser dono do próprio negócio produzindo hambúrgueres artesanais. 

Em uma pesquisa de mercado, Jonas definiu que atuaria no macro nicho alimentício e o micro nicho ficou por conta do seu hamburguer artesanal, uma comida de rua típica de food trucks. 

Com domínio no que oferecia, nicho de mercado detalhado, avatar e persona bem definidos, Jonas tinha a receita do sucesso em suas mãos. Certo?

Errado. 😰

Como 22,7% dos novos negócios no Brasil, o do Jonas fechou as portas antes de completar dois anos.

"Onde foi que eu errei?" 

Você deve estar se perguntando o que Jonas fez de errado. A resposta? Nada. O problema não é o que Jonas fez, mas o que deixou de fazer para atrair clientes. 

Nenhum negócio se torna um sucesso sem clientes e com o mercado cada vez mais dinâmico, empreender vai muito além de oferecer um bom produto.

Nenhum negócio se torna um sucesso sem clientes e com o mercado cada vez mais dinâmico, empreender vai muito além de oferecer um bom produto.

Nenhum negócio se torna um sucesso sem clientes e com o mercado cada vez mais dinâmico, empreender vai muito além de oferecer um bom produto.

Há dez anos, se um consumidor quisesse informações sobre um produto, serviço ou empresa, ele entraria em contato com um representante de vendas ou algo do tipo. Hoje não.

Possíveis clientes têm acesso a uma rede de informações sobre empresas e produtos. Sites de busca e redes sociais se tornaram o cartão de visita do negócio. E foi o que faltou ao Jonas. 

Ao esperar que clientes chegassem ao seu food truck através da divulgação boca a boca, ele renunciou a 100 milhões de possíveis consumidores que desconheciam o seu negócio - e esse número teria feito toda a diferença para o sucesso do seu empreendimento.

E se o negócio não parecer tão bom e atraente na internet, seu potencial cliente simplesmente deixa seu site e salta para o site do próximo competidor. Esta é uma das razões pelas quais a venda tradicional está rapidamente se tornando um dinossauro. 

As pessoas não querem ser pressionadas, não querem confiar em um vendedor para obter informações e muito menos comprar por imposição. Toda a ideia de vender algo para alguém que ainda não tem empatia por nós vai contra nosso próprio DNA. 

As pessoas não querem comprar um produto. Elas querem ter acesso à solução, e se isso fosse possível sem ter que comprar o produto, acredite, elas não comprariam. 

É por isso que o marketing de conteúdo faz muito mais sentido. 

Clientes são pessoas, não robôs, e pessoas tomam decisões a partir de emoções. É nesse ponto crucial das estratégias de vendas que a produção de conteúdo atua. 

Quando você produz conteúdo de alta qualidade, entrega ao seu público, além da segurança, um presente que valha a pena apreciar. Um conteúdo rico é o combustível para impulsionar o seu negócio ao céu!

Por esse motivo, o segundo pilar para o marketing digital é atrair e, sem dúvidas não poderia ser diferente. 

O extraordinário dessa etapa é simples: ao invés de gastar energia e tempo procurando pessoas que poderiam se interessar sobre seu negócio, construa algo digno de legítima atenção atraindo pessoas que, por espontânea vontade, se interessaram no assunto. 

O resultado disso é um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir o que o seu negócio oferece.

O conteúdo e o funil

Produzir conteúdo relevante é um processo de aprendizado para entender o que o seu público procura e como você pode atendê-lo. Esta etapa é determinante para despertar a curiosidade e atrair o público certo. 

Depois de concluir o processo, você deve começar a criar conteúdo que estimule ações específicas em seu público. 

Do seu ponto de vista, você deseja que sua audiência continue avançando dentro do funil de vendas. Do ponto de vista deles, eles querem continuar a encontrar mais informações valiosas em seu conteúdo – se estendendo a tudo que você oferece, inclusive os produtos e serviços. 

Ah! E sobre funil, nós vamos falar com mais detalhes no Pocket lá no final desse artigo, mas você precisa saber que ele é o percurso que o seu futuro cliente, chamado de lead ou prospecto, percorre até te conhecer bem, ser seu fã e se sentir louco para ter um produto ou serviço seu. 🤝

Além de produzir conteúdo rico para movimentar o seu lead dentro do funil, você deve ficar atento às outras estratégias de marketing indispensáveis para o start do sucesso, afinal, são elas que te diferenciam da concorrência:

Tenha um produto de excelência

Oferecer um produto ou serviço de qualidade é o carro chefe de qualquer negócio. Sem ele, nenhuma estratégia será o suficiente para que o seu empreendimento triunfe.

Segmente seu nicho de mercado

Promover ações estratégicas para um público com características parecidas têm muito mais chances de dar certo do que para um recorte com múltiplas demandas diferentes. 

Foque em um problema a ser resolvido de cada vez. O seu nicho pode ter várias necessidades, mas para começar, escolha uma delas para ser o seu ponto de atenção.

Parcerias são bem-vindas

No mundo dos negócios, uma mão sempre lava a outra. Ou seja, empresas que possuem o mesmo público que você, podem servir de grande ajuda na hora de impulsionar os seus produtos. 

Um exemplo são as campanhas unificadas que promovem a venda de produtos e serviços para a mesma persona, porém, não são concorrentes de mercado.

O Jonas poderia reforçar a divulgação do seu negócio fazendo parceria com uma marca local de refrigerantes. Dessa forma, ambos divulgariam os seus produtos e aumentariam suas vendas sem um influenciar negativamente no lucro do outro.

Se mostrar uma empresa humana, que se importa com pessoas e que está disposta a interagir com o seu público traz um poderoso insumo nas mãos de quem que alcançar o sucesso. No próximo artigo, você saberá qual a importância de se relacionar com os clientes e mostrar que a sua empresa não está engessada nos antigos padrões de compra e venda.

Gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre marketing digital?

Não perca mais tempo e aproveite essa oportunidade para dar um salto na sua carreira. Acesse agora mesmo o link e comece a explorar os cursos disponíveis. A Academia 360 está esperando por você!

Qual foi o seu insight lendo este artigo? Compartilhe com a gente:

Artigos relacionados:

COMPARTILHE ♡

Continue aprendendo com os nossos cursos:

Curso Primeira Venda

Conseguir realizar a primeira venda é um marco na vida de todo empreendedor, e foi pensando em te auxiliar a alcançar esse objetivo que a Academia 360 elaborou um curso especial, o Primeira Venda.

TAGS TODAS AS TAGS

MATERIAIS RELACIONADOS

No items found.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

ENDOSSADO POR

Método para criar seu Curso Online

Se você é um especialista em um determinado assunto e deseja compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, criar um curso on-line é uma maneira eficaz de fazer isso.

Oferta Irresistível

Estratégias para atrair e engajar sua oferta; Como criar uma oferta sólida em torno do seu negócio; Como utilizar as redes sociais para construir uma oferta forte.

Posicionamento de Alto Impacto

Você sabe que para ter sucesso na venda do seu infoproduto, é preciso mais do que apenas uma boa ideia. É preciso saber como posicioná-lo corretamente no mercado e destacá-lo da concorrência. E é exatamente isso que você irá aprender neste curso.

ESCUTE O POSTCAST DESTE ARTIGO: